sábado, julho 29, 2006

Olhai ai meu carro novo!

Analisemos juntos a seguinte situação. Aconteceu com um amigo do tio da Paula...

Cada vez que um bom samaritano compra um carro novo, podemos afirmar a ele 2 fatos contundentes:

  1. Seu carro tem cheiro de carro novo;
  2. Em de 6 meses, esse seu carro cheiroso, vai valer 25% menos.
Historias de pessoas que compram carros são comuns e parecidas como as historias das novelas da Globo.

Isto é, a pessoa (ele ou ela) começou procurando o preço do carro na internet. Depois pegou os classificados no Jornal. Depois partiu para as concessionárias. Após visitar umas 8 descobre que quanto mais longe a concessionária fica de sua casa, mais desconto encontra no carro. Com vários preços na manga, avalia os benefícios que o vendedor da concessionária oferece. (imaginemos para este exemplo que o modelo do carro já esta decidido). Na relação preço X beneficio (ele ou ela), decide-se peloo lugar onde ira fechar a transação... Além de negociar ainda mais um desconto no preço.

Finalmente, talvez em um mês e meio depois: Compra o Carro, novo e cheiroso!

O carro vale, digamos, uns r$24.000. Assina a papelada toda, pega a chave, liga o motor, coloca um CD irado, olha para todos os lados para saber se pode sair tranqüilo com o carro novo, engata a primeira marcha, inspira fundo e sente aquele cheiro gostoso mais uma vez e, finalmente, sai a rua.

Percorre míseros 17km até seu apartamento ou casa entra com o carro novo na garagem... Antes, dá aquela olhada esperta de sábado à noite para a vizinha ou vizinho (dependendo se você é ele ou ela... ou o que você for) e estaciona cuidadosamente o carro na estreita, mas confiável vaga.

O carro novo e ainda cheiroso vale agora r$2.400 menos.
Mas, ele ou ela esta feliz.

A esta altura, se você ainda esta aqui, seguramente estará-se perguntando porque estamos falando de carros num blog de investimentos?

Porque é uma forma simples e direta de abordar duas questões fundamentais. A primeira se relaciona com o Valor Intrínseco de um ativo. A segunda se relaciona com a precificação desse ativo.

Nosso amigo Warren Buffett sentenciou uma vez: “Preço é o que você Paga. Valor é o que você Consegue”... E arrematou: “Se o valor do carro cai 25% ou o de uma ação 17% o valor do ativo não muda simplesmente porque mudou o valor na etiqueta”.

... Mas aqui entre nos, como é gostoso esse cheiro de carro novo.

Nenhum comentário: