quarta-feira, agosto 02, 2006

Porque GOL esta Goleando?

A GOL Linhas Aéreas Inteligentes nasceu o 1 de Janeiro de 2001 (Bovespa: GOLL4). Foi fundada por Constantino de Oliveira Junior, nessa época a GOL contava com 6 aeronaves Boeing 737-700 Next Generation.

De acordo com o DAC (Departamento de Aviação Civil) a participação da GOL no mercado Brasileiro, aumentou de 4,6% no 2001, para 11,8% no 2002, 19,4% em 2003, 22,3% em 2004 e 27,3% em 2005. No 2T-2006 a participação de mercado alcançou 31%.

De fato a GOL virou o jogo e ganhou mercado de seus concorrentes. Terá quem fale que a GOL deu sorte, porque primeiro caiu a Vasp e depois caiu a Varig. Não podemos negar que a saida do mercado destas empresas beneficiu a GOL, mas se a GOL fosse administrada da forma que a Vasp ou a Varig forão sem duvida hoje não estaria comodamente colocada no 2do lugar no mercado aero Brasileiro, e, muito menos ainda estaria posicionada estrategicamente da forma na que esta hoje.

O sucesso da GOL se deve a determinação que eles souberam perseguir desde o inicio das operações ao modelo de negocio escolhido: Baixa Tarifa e Baixo Custo.

A politica agressiva na guerra de preços e, eu diria que a obsessão por manter os custos baixo controle, visando maximizar a utilização e a rentabilidade das aeronaves se reflete nas taxas de crescimento anual. (foco da organização).

No quadro abaixo se resume parte do sucesso da GOL (fonte site de relacionamento com os investidores da GOL http://www.voegol.com.br/ri/):

Ano

Receita (Milhões de R$)

Lucro (Milhões de R$)

Participação do Mercado

2001

230,5

-3,6

4%

2002

677,9

35,4

11%

2003

1400,6

175,5

20%

2004

1960,9

384,7

22%

2005

2669,1

513,2

27%

1S/2006

1707,6

286,5

31%

Desde o lançamento de açoes no mercado tenho escutado inumeras vezes que a GOL iria cair em qualquer momento. Mas os fatos demonstraram que longe disto ela esta cada vez mais forte e mais alta.

A GOL baseia sua estratégia em 4 pilares que trabalham em total sinergia:

  1. Menores Costos (que por sua vez leva a...);
  2. Taxas mais Baixas (que por sua vez leva para...);
  3. Maiores Taxas de Ocupação (que por sua vez traz);
  4. Maior Crescimento e Maior Rentabilidade.

O futuro da GOL como empresa permanece muito promissor. No atual cenario (mantendo a Varig no mercado) as previsões de crescimento feitas por diversos analistas (fonte: http://www.investshop.com.br/ relatorio de GOL e TAM), prevee que para 2010-2011 a GOL vai possuir 39,2% do mercado, TAM 37,5%, Varig 9,9%, BRA 9,7% e Ocean Air 2%.

No curto prazo temos como ponto positivo os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro 2007, que iram incrementar o trafego nos aeroportos.

A GOL atende 52 destinos: 44 no Brasil + 3 na Argentina + 1 na Bolivia, no Paraguai e no Uruguai.

A GOL ainda tem a possibilidade de continuar crescendo no mercado domestico. A empresa não atingiu a quantidade de destinos atendidos pela TAM. E tem muito para crescer no mercado internacional, especialmente no Mercosul e o resto da América Latina.

A principal despesa de todas as companhias aereas, GOL inclussive, é o combustivel. (Que representa perto do 60% do custo total).

A crisis atual no oriente medio continua sustentando o preço do petroleo em patamares absurdos. Se estes patamares voltarem para a faixa dos u$55-60 por barril sem duvia a GOL seria ainda mais beneficiada. Preço atual do barril de petroleto u$76.

VoeGol, você vai chegar longe...

Um comentário:

Anônimo disse...

Há algum tempo estava querendo comprar ações da GOL, mas depois de ler seus comentários fiquei tentada e apesar de não ser um momento muito propício, fiz uma pesquisa e resolvi comprar. Coloquei o valor para R$ 67,72.Depois de um tempo meu amigo comentou que a bolsa estava caindo novamente, pensei, devia ter esperado mais um pouco, mas já estava na fila. Resolvi entrar para ver se tinha conseguido comprar e a que preço estava, qual não foi minha surpresa ao ver que tinha comprado e o valor da ação já estava R$ 70,80, portanto já estou 'GOLEANDO'. Obrigada mais uma vez pelas suas dicas....Lili