sexta-feira, agosto 25, 2006

Sigam-me os Bons!

Quando as pessoas são livres de fazer o que elas querem, geralmente se imitaram os uns aos outros... (Eric Hoffer escritor norte americano, 1902-1983, ler algumas frases famosas).

Você sabe o que é um Guppy?

Um Guppy é um pequeno peixinho de cor
com uma enorme nadadeira caudal (existem das mais variadas cores).

O Biólogo Lee Dugatkin, que é um cara que possui muito mas muito tempo para fazer pesquisas, realizou uma investigação focada em como as fêmeas Guppies escolhem seus parceiros.
... Pois é! Falei que ele tem muito tempo mesmo.


As fêmeas Guppies possuem uma preferência genética por companheiros de cor laranja brilhante. Mas quando Dugatkin colocou Guppies de cor maçante e algumas fêmeas os escolheram como companheiros, as outras fêmeas começaram a escolher aos de cor maçante como namorados, companheiros, etc... E os Guppies laranjas ficaram num canto jogando poker.

Moral da historia: Surprendentemente as fêmeas ignoraram seus instintos “selvagens” e começarão se imitar as umas as outras.

O que os Guppies e seu comportamento sexual desenfreado tem haver com investimentos?

Todo.


A pesquisa ajuda responder um longo e antigo debate sobre o comportamento animal, e quais fatores têm maior influencia: Os Fatores Genéticos ou a os fatores Culturais?

O senhor Lee demonstrou com seu trabalho que a imitação, como forma de transmitir cultura, e claramente evidente no reino animal e joga um papel essencial no desenvolvimento das espécies.

É claro que em nos, seres humanos, a “imitação” também é uma força vital!

Modas e tradições são resultados da imitação. (as questões sexuais não serão abordadas neste blog, me desculpa meu caro leitor ou leitora).


Nos sabemos que os investimentos em geral são provenientes de atividades sociais, e temos aqui uma razão indiscutível para acreditar que a “imitação” joga um papel primordial nos mercados.


Quando você investe seu dinheiro em alguma ação, você já parou um instante para avaliar se sua decisão não tem como alicerce: a imitação?

Reflita sobre isto antes de investir em alguma empresa na próxima vez.

...Tal vez mesmo seja melhor jogar Poker.
(Para quem esteja interessado em saber mais sobre os Guppies... olha aqui, você vai-se surpreender).

2 comentários:

Anônimo disse...

Longa vida aos "Guppies"!!!

São eles que, na seus comportamentos de massa e imitações que buscam a segurança (nenhum guppie quer ser um guppie esquisito, sozinho no canto do aquário), alavancam as ações para cima ou para baixo! São eles que, seguindo as marés, facilitam a vida de previsões dos Grafistas... hahahahahahaha!
Verdade que é melhor ser um adestrador de guppie (é verdade !! Existe!! Se quiser mando um filme!!) do que um guppie. Por isso Obrigado pelas ictiosas iluminações caro Buster!
Stock Miner

Stock Buster disse...

Esso ai Miner...
Adestrador de Guppie? Agora fiquei curioso...

SB.