sábado, agosto 12, 2006

Todos querem ser Warren Buffett

Bom, não todos. Alguns querem ser John Malkovich.

Embora Robert T. Kiyosaki escreva livros classificados como livros de finanças pessoais, ele esta no limite dos livros que se denominam de auto-ajuda. Eu tenho uma especial aversão a este tipo de livros, os de auto-ajuda. Embora, mais uma vez, existem alguns que valem a pena.


O senhor Kiyosaki nasceu em Havaí e é filho da quarta geração de japoneses da sua longa e populosa família. Ele escreveu vários livros, mas o “Pai Rico Pai Pobre” o lançou a fama.


De todos os livros que ele escreveu eu recomendo fortemente a leitura de “As Profecias do Pai Rico”. Ele trás um resumo nos primeiros capítulos de seu best-seller, e logo aborda uma interessante teoria sobre o próximo crash do mercado americano e suas conseqüências na economia mundial.


Podem não acreditar nele. Podem achar que ele só quer vender livros... Confesso que depois de ler este livro e avaliar seriamente o que ele conta, chegue a dar credito as profecias, mas não cheguei a dar 100% de credito. Não até que li um artigo do Alan Greenspan no Wall Street Jounal que abordava especificamente o mesmo assunto que abordou Kiyosaki em seu livro.


Que assunto é este?
  1. O despreparo da maioria das pessoas quando o assunto é investimentos.
  2. O colapso do mercado financeiro por volta do 2016 com a entrada ao mundo dos aposentados da populosa geração de Baby-Boomers dos Estados Unidos (pop. Estimada em 75 milhões de pessoas).
A profecia se pergunta: O que acontecerá quando milhões de baby-boomers começarem a retirar dinheiro do mercado de ações ao mesmo tempo?

Não pretendo deixar você em pânico, mas sim deixar você em alerta e incentivar a se preparar para tal hipótese.

Kiyosaki também pregoa que a escola, colegial ou a universidade não nos prepara para ser empresários ou investidores de sucesso, como W. Buffett. Muito pelo contrario, nos deixam com uma visão distorcida do mercado financeiro, visão especialmente difundida pelos Bancos em geral, que são os principais beneficiados da nossa ignorância.

Como avaliar rapidamente seu conhecimento sobre os instrumentos financeiros de investimentos?
Fácil, responda para você mesmo se você conhece:
  1. Qual a diferencia entre um fundo DI e um fundo de Renda Fixa. E quando é melhor investir em um ou em outro?
  2. Você sabe o que é o Tesouro Direto?
  3. Você sabe operar na Bovespa comprando/vendendo ações diretamente no mercado, ou você investe através de um fundo de investimentos do qual, talvez, nem tenha lido seu estatuto?
  4. Você sabe operar com opções na Bolsa de Mercadorias e Futuro (BMF), ou você simplesmente acha que esse mercado é um cassino?
  5. Você sabe que é um commodities? E o mercado de Carbono?
  6. Você sabe comprar/vender contratos na BMF de café, algodão, soja, etc... Ou você só compra este commodities no supermercado?
  7. Se você já opera no mercado de ações/opções, você pode explicar sua estratégia ou simplesmente você compra/vende segundo a maré?
  8. Você sabe avaliar quando um imóvel é um bom investimento?
  9. Se você investe em fundos de ações você já conversou com o gerente do fundo? Sabe quantos anos ele esta no cargo? Sabe qual o prejuízo que ele terá caso seja um gestor ruim?
  10. Alem do suplemento econômico do jornal, quantos livros por ano você lê sobre finanças, investimentos e economia?
  11. Você tentou alguma vez ser o gestor de seu próprio dinheiro, ou você não sabe muito sobre as questões anteriores, mas acredita que você esta gerenciando seus investimentos?

Se você quiser realmente atingir o nível de conhecimentos de um Warren Buffett deve começar a pensar seriamente qual o nível de instrução relacionada a investimentos que você possui hoje.

Ou... Você pode tentar se enfiar no buraco e sair do outro lado como John Malkovich.

(Não entendeu, assista ao filme).

Um comentário:

Anônimo disse...

Ok, confesso: Sou ignorante.

Estava na web procurando por referências de Fundos de investimento e me encontrei com "e-you", e soube mais do que queria, que sou ignorante.

Peço, portanto, que me dê algumas respostas - caminhos - para as perguntas que você mesmo fez nesse post.

Agradeço!
Abraços
Giu Vicente
vicente.giu [at] gmail.com