quinta-feira, julho 27, 2006

Rotatividade do portfolio, na medida certa

O forte foco no resultado de curto prazo obriga a maioria dos gestores de fundos de ações (não a todos), que trabalham em bancos, a efetuar uma alta rotatividade da carteira. (expressão mais conhecida como “turn over”).

Um estudo publicado por Michel Maubous sobre vários fundos de investimento americanos, analisou o retorno relacionado com a porcentagem de rotatividade que eles tiveram ao longo do tempo.

Demonstrando que:

Rotatividade do portfolio (%)

Retorno %

(1 ano)

Retorno %

(3 anos)

Retorno %

(5 anos)

Retorno %

(10 anos)

<20

27

23,9

17,2

12,9

20-50

23,1

21,9

16,6

12,5

50-100

21,8

21,8

17,0

12,6

>100

17,6

19,8

15,0

11

Em linha com O estúdio de Maubous, nos portfolios gerenciados por Buffett e Lynch se observa que a porcentagem de rotatividade se encaixa nas faixas de 20-50.

Atualmente meu portfolio, que tem 2 anos de vida, está formado por 6 ações. A rotatividade está na faixa dos 20%. Foram 2 movimentos que aconteceram. O primeiro foi à venda das ações da Embraer... E o segundo foi o ingresso da PortoSeguro. (em troca pela Embraer). O resultado desta troca foi positivo. A Embraer continua tentado recuperar-se desde os atentados do 11/9 nos Estados Unidos. O preço da ação está na faixa dos 19-22r$ e não consegue se sustentar além disto.

Já a Porto Seguro apresenta crescimento sustentavel. Desde fev/2005 (momento da compra) até hoje obteve um rendimento de 89%, alcançando um pico de 104%.

Achei interessante a abordagem de Maubous porque ele explica algo que eu estou fazendo, mas não porque soubesse desta estatística desde o inicio.

Também reforça a estratégia de que é muito mais importante focar-se no processo utilizado para escolher qual empresa comprar, ou qual empresa vender, que se focar nos resultados de curto prazo.

Qual o critério pelo qual iremos tomar a decisão de comprar ou vender? Este processo deve ser depurado pelo próprio investidor, na medida que se comprova que as avaliações não foram certeiras. O foco no processo trás muito mais retorno que o foco no resultado.

Peter Lynch recomenda realizar um checkup (revisão) do portfolio a cada 6 meses. Eu, particularmente, se após de 6 meses a ação não apresenta resultados satisfatórios, coloco ela no meu radar e começo a pesquisar os motivos pelos quais o desempenho da empresa não está refletido na ação. A empresa pode ficar nesse status durante 1 ou 2 meses, depois disto a ação é vendida ou volta para o ciclo normal de validação.

(Em caso de persistirem os sintomas o medico deverá ser consultado).


Nenhum comentário: