quinta-feira, julho 20, 2006

Chamem Harry Potter.

E se o Harry Potter dirigi-se a economia ou a política mundial (ou ambas coisas)?

Algo aconteceu. Até 2 dias atrás ninguém entendia muito bem o que Bem Bernanke dizia. Ontem ele falou novamente e o mercado entrou em euforia.
Opções:
  1. Bem Bernanke foi hipnotizado;
  2. O mercado foi hipnotizado;
  3. Nenhuma das anteriores.

Seja qual for a resposta certa. O certo mesmo, é que a percepção do mercado mudou: aqui e afora.

Como sempre, quem focou a visão no horizonte, conseguiu enxergar que tudo não passava de especulação. E tomara tenha tirado proveito e desfrutado este período de baixa para aumentar as posições no portfolio!

Ainda pode chover um pouco, mas acredito como falei em postagens anteriores, que a Bovespa tem mais força para voltar ao 39.000 que para cair para os 33.000.

As principais ameaças "reais" (não especulativas) são: A) A crises entre Israel-Libano que pode afetar oriente médio, condicionar ainda mais o preço do petróleo, e forçar uma recessão global com implicâncias econômicas. B) A gripe aviar, que continua gripando frangos, mas que saiu um pouco da mídia por causa da copa do mundo. Você se lembra do gato mascote que morreu na Alemanha? Pois é! C) Que a Coréia do Norte insista em testar seus Taepondong.

Por outro lado temos Sadia e Perdigão.
Pergunta: Porque em lugar de ficar negociando pela mídia não se reúnem num café e negociam pessoalmente?
Sadia ofereceu 27,88r$. Perdigão achou pouco. Então Sadia pode fazer uma contra oferta, em lugar de retirar-se da compra. Aparentemente não estava tão interessada assim... Ao menos não aparenta.

Toda empresa tem um preço no qual comprador e vendedor concordam. Se não é 27, pode ser 28? 31? 35...?
Enfim, isso se chama negociação.
Larry Ellison (Presidente da Oracle), no ano passado adquiriu num processo similar a PeopleSoft. Ele fez uma oferta publica inicial e foi aumentando o preço até chegar num valor que ele considerou limite.

Sadia, parece, que começou pelo LIMITE... Assim fica difícil... que tipo de estrategia é essa?
Por ultimo: Quem esta mais interessada na transação: Sadia ou Perdigão?
Com certeza a primeira.

A novela continua...


Nenhum comentário: