terça-feira, julho 04, 2006

Nem a pau, Juvenal? (Perdigão)

Comparação: Sadia(SDIA4) X Perdigão(PRGA3) (últimos dois anos).

Dados e Fatos:

  • A população mundial cresce numa media de 200.000 pessoas por dia. Prevê-se que para o ano 2015 vão morar neste planeta quase 7 Bilhões de seres humanos. Demasiadas bocas para se alimentar?
  • No 2050 estima-se que a população brasileira será de 259,8 milhões de habitantes, com uma expectativa de vida de 81,3 anos.
  • Brasil é o segundo produtor mundial de Carne de Frango e o quarto de Carne de Porco.
  • Estima-se que o consumo mundial de carne crescera dos atuais 31kg para 45kg no 2020.
  • Associado ao consumo de carne crescerá o consumo de Soja. (impulsionado pelo aumento da população e pela grande possibilidade de utilizar o biodiesel como combustível alternativo).

Breve historia no tempo:

A Perdigão foi fundada por imigrantes italianos em 1934, a Sadia foi fundada 10 anos depois em 1944. Ambas empresas foram criadas em Santa Catarina. A Sadia nasceu na região de Concórdia, a Perdigão nasceu na região de Videira.
A historia de ambas empresas esta extremamente ligada ao desenvolvimento do Estado de Santa Catarina, ao crescimento e industrialização do Brasil a partir da década do 50, e a grande visão de seus fundadores o senhor Atílio Fontana (SADIA: Sociedade Anônima de condorDIA) e os senhores Ponzoni e os Brandalise (Perdigão: inaugurada na Vila das Perdizes, as margens do rio do Peixe).
Duas historias fantásticas com um começo modesto e uma trajetória maravilhosa.
Para conhecer a historia em detalhes veja: (Perdigão) ou (Sadia)

Mas, a Perdigão e a Sadia tornassem concorrentes e entram na briga pelo mercado de frango e suínos... Inicialmente o crescimento da Sadia é maior que o da Perdigão. Sendo assim a Sadia torna-se dominadora do mercado nacional.

O principal negocio da Perdigão e da Sadia é o processamento de alimentos provenientes de Aves e Suínos.

Perdigão Vs. Sadia (estatísticas 2005):

  • No 2005 Sadia e Perdigão possuíam cada uma um 25% do mercado de produtos industrializados.
  • Nesse mesmo ano, Perdigão possuía 34,5% do mercado de Carnes Congeladas contra 37,4% da Sadia.
  • Sadia possuía o 53,3% do mercado de Massas congeladas e Perdigão possuía 38,1%
    Perdigão possuía o 33,4% do mercado de Pizzas Congeladas e Sadia possuía o 26%.
  • O valor de mercado da Perdigão era de quase r$500 Milhões em 1996, sendo que em março de 2006 foi de r$3036 Milhões. (isto representa um crescimento de 507%).
  • Em 1996, também, o faturamento bruto da Perdigão foi de r$1017 Milhões. Sendo que r$773 milhões correspondiam ao mercado interno e r$244 Milhões correspondiam as exportações.
  • No ano de 2005, o faturamento bruto da Perdigão foi de r$5873 Milhões. Sendo que r$3036 Milhões correspondiam ao mercado interno e r$2837 Milhões correspondiam as exportações.
  • Sadia faturou em 2005 r$8328 Milhões. Sendo que r$4251 Milhões correspondiam ao mercado interno e r$4077 Milhões correspondiam as exportações.
  • O valor de mercado de Sadia foi de r$4500 Milhões em fevereiro de 2006, sendo que era de r$1160 Milhões em dezembro de 2000. (isto representa um crescimento de 387%).

Porque comprar Perdigão, dona Elvira?

Perdigão tem demonstrado nos últimos anos que a estratégia estabelecida pela administração da empresa tem trazido excelentes resultados. Neste ponto se destacam duas pessoas: O senhor Nildemar Secches (Presidente) e o senhor Wang Wei Chang (Vice-presidente de Finanças, considerado o maior CFO da América Latina)...

Quer mais um fato? O faturamento bruto cresce a uma taxa anual de 25% desde 1994 e o lucro líquido a uma taxa de 36%!

A Perdigão vem conquistando o mercado nacional e internacional (deste ultimo hoje a Perdigão obtém o 51% da sua receita).

Decidi comprar o primeiro lote de ações da Perdigão em Julio/2004. Nessa época a ação custava r$7,16 (se convertidas em PRGA3 de hoje).

Em linha com as estratégias aplicadas por Warrent Buffett e Peter Lynch (que pela sua vez estão em linha com os fundamentos ensinados por Benjamim Graham) é que Perdigão resulta uma melhor escolha para posicionar-se que sua concorrente Sadia.

Resumindo: É melhor comprar a empresa que é numero 2 ou numero 3 que comprar a empresa que é a numero 1. (detalhes sobre a performance da Perdigão, ver aqui).

(para mim um cachorro quente, por favor...)

2 comentários:

TUMAMI disse...

INTERESANTE.AUNQUE PIERDO ALGUNOS CONCEPTOS PORQUE NO ENCUENTRO EL TRADUCTOR. PODRIA DESAZNAR A ESTA LECTORA?
SALUDOS Y PARABENS.PILAR BASTIDA DE RUBINSTEIN.

Anônimo disse...

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