domingo, março 02, 2008

Final da Segunda Temporada.

O 1 de Março de 2006 iniciei a publicação deste blog. Na época ainda não tinham proliferado os blogs que falam sobre investimentos. De lá para cá, a comunidade de blogueiros que escrevem sobre finanças é muito rica e isso é fascinante.

Hoje me despeço de você.
Pode ter certeza que tenho focado sempre, e muito, em transmitir minhas idéias sobre como fazer a gestão de um portfolio de investimentos. A única pretensão é que você aprenda a caminhar com suas próprias pernas no que considerou o deslumbrante mundo dos investimentos...

... Ficaria satisfeito se você hoje já iniciou sua própria Plantação. Ou no mínimo, um quintal.

Estão aqui registrados fragmentos do Guia de Autodefesa do Investidor das Galáxias, publicação que até ganhou alguns adeptos (eu inclusive). Sua primeira aparição foi o 30 de Setembro de 2006, baixo o titulo: Guia de Autodefesa do Investidor das Galáxias.
Depois foram varias outras postagens, como: Crônicas Terráqueas do mercado Marciano e Resumo Epidemiológico do Vírus da Euforia. Entre outras...

Seria difícil escolher uma postagem, tanto quanto a escolha de Sofia (segundo R. Spielmann me falou certa vez). Mas, gosto muito da postagem publicada no 11 de Outubro de 2006: Sempre há um novo arco-íris.

Como alcançar a completa iluminação? (Publicado o 16 de Agosto de 2006) foi uma postagem extremamente simples com uma mensagem extremamente profunda. Percebei isto depois de vários emails...A visão de longo prazo em ingenuidade absoluta.

Ficaria orgulhoso se soubesse que através das reflexões transmitidas neste blog, você ganhou dinheiro e iniciou seu caminho, de uma ou outra forma, rumo a sua independência financeira.

A cada R$1.000 investidos na Plantação em Julho de 2004, hoje foram transformados em r$3.518,42. Atingindo um máximo de r$4.563,13 em Outubro de 2007. (velha o detalhe do rendimento no gráfico):



O futuro é virtuoso se você tiver suficiente paciência, e as vezes coragem, em manter e construir seu portfolio (ou Plantação).

Em resumo se trata de pesquisar e entender o negócio, os concorrentes, a gestão do negocio e o mercado da empresa em questão. Nada que você não consiga fazer através da internet, os jornais, revistas, e relatórios especializados. Claro, que o preço da ação é importante, mas deveria ser a ultima, e não a primeira coisa que você olhe.

Por exemplo, nesta semana temos a reunião de APIMEC da ALL. Você não acha que seria interessante participar? Que acontece com ALL que publicou um bom balanço, mas seu reflexo no preço da ação (ALLL11) esta longe de ser positivo?
É o negocio? A concorrência? A gestão da empresa? Certas incertezas sobre o futuro do mercado podem ameaçar a empresa? E se estas incertezas não se concretizam, não será uma excelente oportunidade para incrementar o peso no portfolio?

Porque não começar dando uma olhada no ultimo balanço apresentado pela empresa (Resultados da ALL aqui)?


E se voce chegou até aqui achando que realmente esta seria minha última postagem, saiba que não foi mais que um ardil “Hollywoodense” para manter você lendo até o final...

Gostaria de agradecer você especialmente (meu sincero muito obrigado!) por acompanhar e opinar, durante todo este tempo, neste espaço virtual.

Despeço-me até o próximo Domingo.
Como sempre... Boa Semana, Bons Negócios!


4 comentários:

marcovirtual disse...

UFA! Ainda bem que foi uma brincadeira! Esse é um dos poucos blogs de investimentos do meu feed que valem a pena serem lidos! E podem chamar de falta de originalidade, mas eu prefiro dizer que foi uma homenagem ao autor deste blog: o nome da minha carteira também é A Plantação! Hehehe!

Parabéns pelos resultados e continue com o bom trabalho!

Anônimo disse...

UFA 2!!

Senti na última resposta ao meu comentário um certo tom de despedida... "manteremos contato"...

Continue com o blog!
A minha homenagem a esse blog, vai ser a compra de IDNT3! :) (passei a acompanhá-la depois deste blog)

Abraços, parabéns pelo blog

Stock Buster disse...

JG e Commodity!
Obrigado pelo comentário...

Grande abraço,
mantemos contato,
Stock Buster

Anônimo disse...

kra fiquei na maior apreensão, gosto demais do blog, comprei um livro do warren buffet (nem sabia quem era o homem)porque vi aki, espero que eu leia todos ae que o site indica...Fala sério maior susto, seria uma grande perda pros blogs brasileiros...Quero ainda aprender a investir...Eu fiquei pensando será q ele tah chutando o balde por causa da queda da Bovespa nos ultimos dias? uahauhauhauhauahuahauhauaa