domingo, março 16, 2008

A Recessão segundo Fortunato.

“Tem muita gente que diz que as coisas estão dando certo no Brasil porque o Lula tem sorte. Obviamente, eu prefiro ser Lula com sorte do que Lula sem sorte, porque não há na vida nada que acontece se a gente não tem um pouco de sorte.” - (Presidente Luis Ignácio “Lula” da Silva, fragmentos do discurso publicado no Jornal O Estado de São Paulo, Sábado 15 de Março, ver aqui).

O Ministro da Fazenda Guido Mantega anunciou na quinta-feira um pacote de medidas para tentar conter a constante desvalorização do Real frente ao Dólar. (Escutar o pacote anunciado por Mantega).

Na sexta-feira o Banco Central (Meirelles) divulgou a ata da reunião do COPOM onde claramente o COPOM observa pressões inflacionarias e adverte que pode agir em conseqüência, tentando conter estas pressões (ver ata do copom, item 17). Estas medidas não neutralizam de algum forma o pacote anunciado por Mantega?

Ainda na sexta-feira o Presidente Lula, em discurso diz que a economia esta robusta e resistente, que as medidas adotadas pelo governo para conter o Dolar vão beneficiar as exportações do Brasil e que as ações do Banco Central continuaram em linha resguardando aos Brasileiros da ameaça da inflação...

O Presidente Lula falou também que as pessoas tentam atribuir ao acaso a boa situação da economia e não ao seu trabalho.

Em nota publicada no Sábado 15 de Marco, o Ministro de Desenvolvimento, Miguel Jorge, diz que houve exagero do BC na última ata divulgada. Segundo declarações do Ministro, ele acha que do ponto de vista do ministério, não corremos risco de inflação de demanda; A industria é capaz de atendê-la, portanto, não há riscos, em todas as analises feitas por nós. (Declarações do Ministro, aqui).

Imagino que os funcionários do Governo já devem ter feito a seguinte conta em relação ao preço do barril de Petróleo, inocentemente simples:

Fica claro que, embora o preço do petróleo tenha pulado 54% em Dólares, em Reais o pulo foi de 22%.
Os principais (5) parceiros econômicos do Brasil são (em ordem de peso): Estados Unidos u$25,3 bilhões, Argentina u$14,4 bilhões, China u$10,7 bilhões, Alemanha u$7,2 bilhões e Japão u$4,3 bilhões. (Fonte: Banco Central do Brasil e Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior “base 2007”).

A primeira pergunta é: Quanto a desaceleração da economia Americana irá afetar à economia da China e às economias do resto dos paises que compram a maioria dos produtos que o Brasil exporta?

A segunda pergunta é: Quanto tempo vai demorar a economia Americana em voltar a crescer em seus trilhos normais?

Se a China desacelera sua demanda por commodities, isso vai trazer um grande impacto para a economia Brasileira cujos 2/3 das exportações são de produtos agrícolas.
É evidente que, embora o Brasil tenha um grande estoque de aspirinas, se a crise perdurar por muito tempo não haverá aspirina que agüente.

Obviamente, nos resta (entre outras coisas) torcer por Fortunato.

Em paralelo, continuando fiel à estratégia de compra, aumentei novamente o peso de Ideiasnet. Preço de compra das ações r$5,67.

Boa Semana, Bons Negócios.

Nenhum comentário: