domingo, julho 01, 2007

Resumo epidemiológico do vírus da Euforia.

O Guia de Autodefesa do Investidor das Galáxias, em conversa afiada com Apolo, médico, com Esculápio, Higeia, Panacéia e Stock Buster, investidor desconhecido. Especifica que ante qualquer epidemia Eufórica que seja detectada no mercado de valores de qualquer galáxia, planeta, planetoide, lua ou asteróide, o melhor remédio a ser aplicado é uma dose massiva de depressivos genéricos. Antes, o Guia recomenda fortemente que o investidor venda tudo, lógico ne?...

Outro dia, outro mês, outra alta.
Diria que esta ficando um tanto tedioso, ou talvez um tanto depressivo.
Para alguns pode ser motivo de comemoração: alta de 5,49% da Plantação no mês de junho, com um acumulado de 23,96% no ano e de 56,45% nos últimos 12 meses.
... Mas quando olho para aquele gráfico da bovespa que me lembra, em alguns aspectos, a rua Peixoto Gomide, não sei, me dá um certo arrepio. Conhece a rua? Fica em São Paulo, e tem uma longa pendente na beira dos 45 graus.

Tenho a estranha sensação de que alguma coisa extraordinariamente impactante esta por acontecer, mas não sei exatamente o que é.
Só para você entender a profundeza do raciocino:
Liguei nesta semana para um amigo que é ultra-inteligente, e, ultra-especialista. Após de explicar minha analise ele fez um silencio na linha telefônica, o suficientemente longo como para obrigar-me perguntar: Você esta ai?
E depois, na imensidão da sua incompreendida e mal aproveitada inteligência, ele diz para mim: Olha... Pensa em um número... Qualquer número...
mmm... 12, respondi.
Você esta errado. Esta entendendo agora? E desligou.

Os primeiros sintomas de depressão generalizada apareceram nesta sexta-feira quando olhei o fechamento de Ideiasnet, que só neste mês teve alta de 26,28%.
ALL
e Perdigão, também colaboraram com altas de 6,54% e 4,89% respectivamente.

A Perdigão, não subiu mais só porque no ultimo dia de negociação o amigo açougueiro, senhor Marfrig, iniciou a negociação de seu frigorífico. Teve muita gente que saiu da Perdigão e foi para o açougue vizinho.

O ingresso da Ideiasnet ao portfolio, em setembro do 2006, vem contribuindo ao crescimento desalentador da Plantação, com taxas de retorno de 4,5% ao mês. (Quem se lembra de aquela época, sabe que a duvida cruel estava entre Plascar e Ideiasnet).
Continuo abatido ao perceber que a escolha foi um sucesso.

Já falou Peter Lynch, minutos antes de pedir demissão de Fidelity e dedicar o resto de sua milionária vida a escrever livros:
# Voce não precisa acertar todas. Em seu portfolio, você vai ter uma empresa com rendimento marginal, algumas empresas com rendimento na media do mercado, uma empresa com crescimento superior a media do mercado, e... Uma empresa que vai fazer realmente a diferencia.

Vou tomar uma aspirina, talvez resolva.
Boa semana, bons negócios!

(se persistirem os sintomas, já sabe).


Nenhum comentário: