domingo, junho 24, 2007

XV de Novembro, 275

Não se preocupe, ainda...

Você deve estar agora sentando, ou sentada, na frente de seu computador lendo as linhas publicadas neste post. Seguramente, da mesma forma que se senta quando efetua alguma ordem de compra ou de venda no Home Broaker de sua preferência.
Por favor, não mexa no seu browser o post a continuação é vital para seu bolso nos próximos meses.

Discretamente o prédio se ergue em silencio, passando quase desapercebido para aquele que caminha pela rua concentrado em suas ocupações. Do lado de fora do prédio, pessoas caminham agitadas, do lado de dentro o silencio das gélidas paredes de mármore ocultam o frenesi dos negócios que ocorrem diariamente (aproximadamente r$3,5 Bilhões por dia).
Se você visita o lugar, não espere achar um conjunto de pessoas gritando desaforadamente na tentativa de negociar algum título. No seu lugar, um espaço decorado com alta tecnologia ficara titilando ante seus olhos.
Hoje, os negócios acontecem no pregão eletrônico. No qual, talvez, alguma vez, você e eu nos encontramos sem saber.

Dentro de alguns anos os jornais irão falar deste ano, e dos anos anteriores, como anos de bonança internacional, de expansão econômica, de crescimento, de baixas taxas de juros internacionais e de um forte fluxo de investimentos estrangeiros para o mercado financeiro brasileiro. Da derrubada do Dólar no Brasil e no mundo, da ante-sala ao Grau de Investimento, da queda na taxa Selic a níveis historicamente baixos e do dia que Stock Buster começou alertar de Crise.
Uai, você não lembra de quando Buster falou isto?

Não é minha intenção predizer quando ira acontecer à próxima crise financeira, no Brasil ou no Mundo. Existem inúmeros analistas, Gurus, Jornais, colunistas, investidores, blogueiros, videntes e motoristas de táxi que podem fazer isto com precisão.

Minha principal preocupação esta centrada em dois grupos de investidores, dos quais muitos nem sabe que tem no prédio que se encontra na Rua XV de Novembro, 275:
  • Um dos grupos esta formado por novos investidores que incentivados por sucessivas campanhas de marketing sobre a possibilidade de ganhar dinheiro fácil, investiram seu dinheiro na bolsa. Desde 2003 até hoje este grupo de investimento nunca sofreu nenhuma perda significativa no mercado. Qual será a reação quando o vento não sopre a favor? Seguramente a mesma que em qualquer outra parte do mundo... vender e depois perguntar.
  • O outro grupo esta formado por investidores estrangeiros que motivados pelos baixos retornos obtidos nos seus próprios paises, direcionarão seu dinheiro para o Brasil (e outros mercados emergentes). Hoje representam perto do 30% do volumem total e mais de 70% do volume envolvido nas IPO’s. Em quanto o mercado brasileiro continue atrativo, seus dólares permaneceram por aqui... E depois?... Nesta ultima sexta feira o fundo Bears Stearns (ler mais) preciso de um empréstimo de u$3,2 bilhões. A quase quebra deste fundo gerou ordens de venda nas bolsas de todo o mundo...

Estes dois grupos juntos representam mais de 50% do total negociado na Bovespa. Seu comportamento sem duvida influirá no futuro... e no presente.

A Bovespa continua em sua fase de alta. Algum tipo de correção seria sadio.
Ah! Comprei IDNT3 na ultima segunda feira. Nem acreditei, marquei a mínima do dia. Aquisição a r$4,47. Com isto Ideiasnet esta com um peso de 17% na Plantação.
2007 esta sendo um bom ano. Igual que 2006, 2005, 2004 e 2003.

Mas, preste atenção.
Por enquanto eu não alterei minha estratégia. Só estou ficando mais alerta.

Boa Semana, Bons negócios!
Obs: Visitar a Bovespa vale a pena...


Nenhum comentário: