domingo, junho 03, 2007

Como montar um Mensalão?

O Guia de Autodefesa do Investidor das Galáxias, explica utilizando sua ampla retórica parlamentarista no seu capitulo 7, versículo 23, página 14, sobre a importância de que todo investidor deve colocar como objetivo principal o de montar um autentico mensalão.

O Guia também explica, para aquele leitor mais curioso, que o termo Mensalão foi uma contribuição de certos indivíduos, que habitaram certo país no inicio do século XXI, é cujo paradeiro hoje é desconhecido; embora existam especulações sobre as Bahamas e as ilhas Cayman.

Na atualidade, a acepção etimológica da palavra longe esta de seu significado original.

Lamentavelmente, e infelizmente, a explicação resgatada pelo Guia de Autodefesa do Investidor das Galáxias é sintética o suficiente deixando margem para diversas interpretações.
Já autor do livro “Pai Rico, Pai Pobre”,
Robert T. Kiyosaki, define “tecnicamente” mensalão, como:

O investimento em ativos que gerem fluxo de caixa de forma constate. Por exemplo: Imóveis para aluguel, títulos públicos e Ações.

Uma coisa é o investidor montar uma estratégia de investimentos procurando gerar um fluxo constante de dinheiro por seu portfolio... Outra coisa é o investidor montar uma estratégia procurando obter ganhos de capital.
São coisas tão diferentes como o Mensalão de Kiyosaki e o outro mensalão.

Porque procurar gerar um fluxo de caixa constate?
A definição mais acertada de riqueza, e factível para nos simples mortais investidores, é a de obter uma mesada o suficientemente gorda como para cobrir todas nossas despesas pelo resto de nossos dias neste planeta.

O investidor que atinge este patamar pode denominar-se: Rico.

Para monta seu próprio Mensalão (Lícito) o investidor pode optar por um portfolio que combine esses ativos. Por exemplo, pode optar por adquirir Imóveis e aluga-os. Pode optar por adquirir imóveis para aluguel e montar um portfolio de ações. Pode optar por montar um portfolio de ações e titulo públicos.

... Em definitiva, pode combinar esses ativos da forma que mais achar apropriada visando gerar fluxo de caixa constante.

Particularmente gosto da combinação de Títulos Públicos e Ações por considerar-los ativos de rápida liquidez. E, ainda no Brasil, você pode obter um rendimento fixo com os Títulos Públicos melhor que alugando um apartamento (ou igual). (Ao menos enquanto os juros continuem em patamares elevados como os que estão hoje).

Meu portfolio se divide em 26% Títulos Públicos, 74% Ações (Portfolio a Plantação).

Obs: O Mensalão aqui sugerido esta livre de qualquer CPI.


Nenhum comentário: