No preciso instante no qual um investidor realiza seu primeiro investimento, inicia-se uma busca constante por entender melhor o funcionamento do mercado.
Esta busca aborda aspectos tais como a interpretação do balanço de uma empresa, a avaliação da estratégia de um determinado negócio, a ponderação correta dos relatórios dos analistas do mercado, o estudo da analise fundamentalista, gráfica e técnica...
Na medida que o investidor vai aprofundando seu conhecimento descobre que surgem, mais e novas perguntas que, necessariamente requerem de mais estudo para serem respondidas.
Nosso conceito de risco, esta sempre mudando de fronteira. Sendo assim, qual é a medida correta para medir o risco? A maioria das empresas define sua estratégia, mas não dizem nada referente ao sucesso ou falha quando as circunstâncias nas quais foram concebidas, mudam.
E, é claro, no continuamos tendo muito que aprender sobre como nosso cérebro funciona.
A longa lista de perguntas não respondidas fazem que os investimentos sejam mais excitantes e frustrantes.
Excitantes, porque nos temos a expectativa de adquirir conhecimento e melhorar nosso entendimento através dos anos.
Frustrantes porque nos continuamos entendendo muito pouco, e, o mercado constantemente confunde mesmo até o mais esperto.
Economistas costumam ser bastante céticos quando se referem ao trabalho que algum físico, psicólogo ou sociólogo fez abordando o assunto Investimentos. Penso que os profissionais que não consigam ter uma abordagem mais holística ficarão certamente em desvantagem.
Afortunadamente existem analistas, economistas, investidores, físicos, psicólogos, e sociólogos (entre outros tantos) que fazem um trabalho multidisciplinar fornecendo interessantes insights sobre as empresas, a economia e o mercado.
Conselheiros, assessores, gestores, gurus, mestres, magos, videntes...
Diga me quem é seu conselheiro que te direi qual é seu retorno!
Boa semana, bons negócios.
Nota: Assista a entrevista de Rodin Spielmann na TV Bloomberg. Aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário