domingo, setembro 30, 2007

60.000 >= Bovespa <= 75.000

Este ano a primavera não só trouxe as aves migratórias provenientes do sul e do norte do continente em seu processo de reprodução, mas trouxe também um bando de investidores estrangeiros que tiraram a Bovespa da faixa dos 50.000 pontos e a levaram para a faixa dos 60.000 pontos.

Foram necessários 46 dias úteis para a Bovespa voltar ao valor inicial de 58.037 pontos do dia 23 de Julho. (ver post relacionado: 9 Semanas e 1/2).


O problema com os investidores estrangeiros pode ser análogo ao das aves migratórias: terminado o período em questão, e sem mais que fazer por esta região; migram novamente.

Restará aguardar para conhecer a real proporção de investidores migratórios que Setembro trouxe romanticamente para o Brasil.


Embora ainda persista algum tipo de ressaca, já estão os analistas prognosticando que a Bovespa pode chegar a 65.000 ou 67.000 pontos até Dezembro. Não podemos esquecer que neste mês de Outubro inicia-se o já tradicional Rally Bovespa, em sua edição 2007.

Para você lembrar, foi (Outubro+Novembro+Dezembro):

  • Rally Bovespa 2004: 12,61% - Plantação: 26,49%
  • Rally Bovespa 2005: 6,14% - Plantação: 15,85%
  • Rally Bovespa 2006: 20,58% - Plantação: 23,31%
  • Rally Bovespa 2007: ??,??%
Durante os meses turbulentos causados pelos problemas com as hipotecas de segunda linha nos Estados Unidos e sua derivação para bancos e instituições financeiras ao redor do mundo, tal como relatei neste blog, a estratégia de aproveitar as fortes flutuações mais uma vez demonstrou ser acertada e proveitosa.

Resumo das compras realizadas durante a liquidação de Inverno:Infelizmente, desta vez, não consegui comprar em valores mais próximos do mínimo por causa da falta de dinheiro a vista, vamos fazer o que? Acontece nos melhores fundos e com os melhores gestores, acontece também na Plantação.
Outro fato para destacar foi a compra realizada no dia 23/7, o dia do inicio da débâcle.


O mês de Setembro acumulou uma subida de 11% na Plantação.


Ainda é cedo para afirmar que os problemas acabaram e que a Bovespa esta definitivamente num novo ciclo. Porem devemos procurar sempre olhar para frente o mais longe possível e delinear a estratégia baseados nesta visão.


Na fabula da corrida da Lebre versus a Tartaruga você não deve olvidar que quem ganha é a Tartaruga.

Por último fiz o curso de Valuation de Alexandre Povoa. Já tinha lido seu livro algum tempo atrás, mas como em muitas coisas, o fato de assistir o curso e tirar as duvidas é sempre muito benéfico.

O livro de Alexandre Povoa se chama, "Valuation, como precificar ações". Desde já sua leitura é recomendada.

Boa semana, bons Negócios!



Nenhum comentário: