domingo, outubro 07, 2007

O Oráculo de Delfos.

Na semana passada descobri que Alan Greenspan estudava Saxo Tenor e tomava aulas na mesma turma que Stanley Getz. Eles tocaram juntos por algum tempo, claro que na época Stanley só tinha 15 anos de idade.

Descobri também que Alan dedicou-se à música antes de virar um economista de sucesso e que tocava numa banda junto com outros 14 músicos, ele fazia o imposto de renda deles nos intervalos enquanto o resto da banda descansava 20 minutos num quarto chamado de “greenroom” que ficava detrás do cenário. Lugar que se infestava com cheiro de fumo e de maconha, segundo palavras do próprio Alan.

Interessante foi perceber o caminho que Greenspan trilhou até chegar a ser o presidente do Banco Central mais poderoso do planeta. No seu livro, A Era da Turbulência, Greenspan conta sua historia (autobiográfica) de uma forma pouco usual e extremamente envolvente. De forma clara entende-se como ele tornou-se um grande pesquisador capaz de antever ciclos econômicos, mestre na análise de dados e eficaz piloto da principal economia do mundo (de 1987 a 2006).

Eu acredito muito que estudos e analises abrangentes sobre a economia de um país, a economia do mundo, analise de setores dentro de uma economia, o estudo de uma empresa, seu negocio, sua gestão e seus concorrentes, sem duvida contribuem de forma significativa a qualquer investidor.

Não inventei isto. Os livros recomendados neste blog contribuiram a me formar esta idéia que permanentemente tento transmitir para você de através das postagens.

Todos nós acreditamos em algo, mesmo que esse algo seja a negação de todo.

Se você não está a fim de conhecer melhor os pensamentos de Alan Greenspan sobre os Estados Unidos e a economia mundial (Brasil inclusive), então sugiro que leia o capitulo 25 do livro.

Nem precisa comprar o livro para isto, basta comprar um café em alguma dessas mega livraria e bisbilhotar o capitulo...

Esta é minha ultima tentativa de deixar você interessado no assunto, que, pode crer, será extremamente útil para seu futuro como investidor.

Segue o inicio do capítulo 25 “O futuro Délfico” do livro de Alan Greenspan, A Era da Turbulência:

“ ... As pessoas sempre se sentiram fascinadas pela idéia de perscrutar o futuro.
Os generais da Grécia Antiga consultavam o oráculo de Delfos para orientar suas aventuras militares. Até hoje os profetas fazem sucesso. Wall Street emprega exércitos de pessoas muito inteligentes para interpretar o que as entranhas dos mercados vaticinam sobre o preço das ações no futuro.

Até que ponto podemos prever o futuro? Todos nós temos a capacidade inata de ponderar probabilidade, dom que ajuda a orientar nossas ações em todos os campos da atividade humana, desde assuntos triviais até questões de vida ou morte. Nem sempre acertamos nesses julgamentos, mas eles sem dúvida foram bastante eficazes para permitir a sobrevivência e a multiplicação da espécie humana...

... As previsões econômicas de longo prazo se baseiam em dois conjuntos de dados históricos estáveis: 1) população, que é a estatística mais previsível com que lidam os economistas, e 2) crescimento da produtividade, conseqüência do aumento gradual do conhecimento e das fontes de crescimento sustentáveis. Como o conhecimento nunca se perde, a produtividade sempre aumenta.

Assim, quais seriam as projeções mais razoáveis da economia americana para, digamos, 2030? ”.

Alan Greenspan possui grandes admiradores e grandes antipatizantes.
Independentemente de que lado voce esteja, não podemos discutir o poder de sua influencia.

Boa Semana, Bons Negócios!


Nenhum comentário: