domingo, maio 31, 2009

Recessão á Chinesa (Todos Sorridentes)

Transcorridos os cinco primeiros meses do pressagiado e fatídico 2009, nos deparamos com que políticos, economistas, analistas financeiros e investidores ainda não chegaram num consenso no que se refere a duração e recuperação da crise.

Entrando em Junho, o ultimo mês de primeiro semestre, percebemos que as coisas não foram tão ruins quanto se falava há 6 meses.
Para refrescar um pouco nossa memória de investidores e revalidar nossas estratégias de investimento de longo prazo, vale a pena conferir o quadro (a).

(Quadro a, clique para aumentar)

Logicamente tudo mundo gostaria de saber quando sairemos exatamente desta crise.
Temos duas possibilidades:
  1. Podemos sair da crise ainda neste segundo semestre de 2009. O que seria um fato excelente e nos leva a continuar considerando fortemente que o período de “compra” continua em aberto nestes momentos. Antes que os preços se recuperem e voltem a seus valores pré-crise.
  2. Podemos sair da crise no primeiro semestre de 2010. O que seria um fato excelente e nos leva a continuar considerando fortemente que o período de “compra” continua em aberto nestes momentos. E ainda, durara mais um pouco que na primeira possibilidade... Antes que os preços se recuperem!
Durante todos estes anos a estratégia de comprar em períodos de baixa, ou de forte baixa, foi a mais adequada e a que gerou mais retornos para a Plantação. No mínimo sugiro que seja alguma vez testada por você, caso nunca a testou.

Podemos chutar que nunca sairemos da atual crise? Só se estamos muito, mas muito deprimidos.
Podemos acreditar que ainda teremos fortes quedas no segundo semestre deste ano? Claro que podemos! Mas o importante e saber o que faremos caso isto acontecer... Em meu caso particular: comprar.

Quem realmente pode estragar o segundo semestre do ano é Kim Jong-il, o maluco da Coréia do Norte (Infelizmente).

Se nada grave acontecer, acredito que estaremos todos bem sorridentes no final deste ano (igual que os Chineses). Ao final eles estão preocupados porque em lugar de crescer 9% ou 10% neste ano, cresceram só 6%...

Boa Semana, Bons Negócios.

5 comentários:

mr. garone disse...

comprar quais ativos?

Rentabilidade Anual Ibovespa 2009
+ 41.67%

Carteira de Curto Prazo

HOOT4
Entrada em: 05/05
Alvo Primário:0.43

DURA4*
Entrada em: 01/06
Alvo Primário: 21

ALLL11*
Entrada em: 01/06
Alvo Primário: 13

GPIV11*
Entrada em: 01/06
Alvo Primário: 8.05


*cuidado com quedas do Ibovespa


Carteira Semanal mr.garone

01 a 05/06

NATU3
TBLE3
BEMA3
TELB4**
VCPA4
RSIP4
VAGV4**

* aberto para possível inclusão **no aguardo de decisão judicial (não há prazo)

Rentabilidade Anual da Carteira mr. garone em 2009
+ 96.24%

até o momento ainda não tirei a tendência dos ativos mensais.

Mr.Garone disse...

agora eu tenho a carteira completa do mês e da semana!

da uma olhadinha!

Viver de Renda disse...

Carlos, cuidado com a falta de diversificação do seu portfolio. Abraços!

Stock Buster disse...

Obrigado Garone e Independência Financeira 42, pelos comentários.

Em relação a diversificação do portfolio, a estratégia é essa mesma...

Se você olhar desde a óptica de industrias verá que esta diversificado o suficiente.


grato,
Stock Buster.

NS disse...

Boa análise e muito bom o teu blog. Apenas aconselho cuidado com o otimismo, se a economia no Brasil está a melhorar, lá fora não é bem assim e ainda tem muita hipoteca nos EUA que vai falhar. E quando eles espirram, não há ninguém que se safe de ficar constipado.

Queria também uma opinião sobre corretoras: qual achas tu e qual acham os leitores a melhor, em termos de plataforma homebroker, custos e relação com o investidor? Sou português a residir aqui no Brasil, já investi na bolsa portuguesa e americana durante alguns anos, mas concordo contigo: a brasileira é das que vai recuperar mais depressa, especialmente quando o pequeno investidor começar a olhar para a bolsa como um bom investimento, aí vai entrar muito dinheiro (pouco por investidor, mas muito no total).

Li também o teu artigo o Dinheiro nos Tijolos e desejo-te felicidade nesse investimento, também estou a entrar nessa área, aqui no Ceará. Mas olha que nem sempre 'imóvel sobrevive a desvalorizações, hiper inflação, e outro tipo de anomalias econômicas', vê o caso dos states, da Espanha ou Reino Unido.

Mais uma vez, os meus parabéns pelo blog, conteúdo muito interessante, didático e, mais importante, imparcial.

Saudações cordiais,

NS