domingo, maio 17, 2009

O Fabricante de Bolas de Neve.


A historia do Fabricante de Bolas de Neve pode ser tão fantasticamente incrível, como é a historia da fantástica fabrica de chocolate e seu dono.

Ainda não tem a versão para o cinema, mas quem sabe talvez não demore muito em sair.

Até lá o melhor livro já publicado ao seu respeito é a biografia escrita por Alice Schroeder (Bola de Neve), por encomenda do próprio Warren Buffett.
“Se existem duas versões de um mesmo fato, falou Buffett para Alice, fique sempre com a menos lisonjeira...”

Eis aqui, logo no inicio do livro, uma das mais importantes lições (dentro das milhares que são transmitidas): “A Humildade Desarma.”

Se você quer acrescentar conhecimento ao seu estilo de avaliar oportunidades de negocio, sem a menor vacilação você pode encarar concentrado e alegremente as 900 páginas de sabedoria que o livro possui. Acredite, vale realmente a pena.

Escolher onde investir o dinheiro, de tanto estudo e analise eu diria que se transforma em quase uma arte. Warren Buffett é um verdadeiro artista neste sentido.

Enquanto o cenário de crise continua desenrolando-se, ou enrolando-se, semana após semana, mês após mês, e o humor dos investidores varia em direção inversamente proporcional à melhora ou priora deste cenário, fica claro que os melhores negócios podem acontecer em situações como as atuais.

Não é a toa que o número de fusões e aquisições tem aumentado significativamente durante os últimos 12 meses.

A historia de Warren Buffett esta repleta de crises, acertos e erros. Foi durante muitas destas crises que Buffett enxergou oportunidades para realizara negócios que posteriormente potencializaria fortemente sua fortuna.
Em quais circunstancias e em quais condições Buffett comprou parte de American Express ou de Geico?

Outro ponto importante é o de tentar entender todas as coisas que acontecem num determinado negocio. Por exemplo, nestes momentos estou tentando entender qual o beneficio ou prejuízo que a redução de capital social proposta por ideiasnet pode trazer para seus sócios (investidores) em para seu negocio?
Ou, como a fusão de Saida e Perdigão pode propiciar a compra desta nova empresa por algum concorrente internacional? Ou quanto tempo a nova empresa demorara em alcançar a eficiência operacional que a Perdigão já desfrutava, e que permitiu entre outras coisas que hoje estivesse em uma posição confortável para comprar a Sadia?

O que Alice ensina de Buffett através de seu livro é a incansável atitude de pesquisa e analise que Buffett desenvolveu ao longo de sua vida. Sem duvida uma qualidade valiosa.

Não permita que a crise atual tire seu foco, procurar oportunidades de negocio dentro ou fora da Bolsa é uma jornada constante. Independentemente do ciclo econômico.

Nota: Nunca utilizar o método de Ron para escolher onde investir...

Nenhum comentário: