domingo, agosto 31, 2008

Investimento estilo Semp Toshiba ®.

Para a maioria dos investidores as coisas nunca estiveram tão chatas e para o resto, também.
As crises costumam deixar todo mundo desanimado e com o bolso sangrando, qualquer noticia é motivo para o desespero e a depressão. Os dias são amargos e as semanas são cinzentas, os meses... Os meses parecem um Tango Argentino da época de Discépolo.

Na fase atual estamos na etapa da redescoberta, o momento em que os investidores nos deparamos ante uma recessão que não foi recessão. Ante a ameaça de inflação que se dissipou antes de crescer para proporções mais escalofriantes. Ante um Investment Grade que foi bom para o Governo, que desfruta de juros mais baixos, mas não foi igualmente bom (e proporcional) para o resto da população, que arca com juros mais altos. Ante uma desaceleração na economia local, regional e mundial, que embora tenha emagrecido inicialmente nossos portfólios, é no mínimo: Sadia.

Porque sadia, meus caros amigos investidores? Porque períodos de crise são necessários para a economia da mesma forma que períodos de prosperidade. É durante este ciclo, que se destrói aquelas coisas que não tinham fortes bases, e se reconstrói iniciando um novo ciclo. (mas este é assunto para outra postagem).

A relação entre o PIB do Brasil e o valor de todas as empresas que cotizam na Bovespa (chamado de Capitalização Bursátil), resulta em um índice extremamente interessante que já foi abordado em outras ocasiones por aqui. (Ver: Em caso de bolha guarde todos os pregos 11/11/07; Capitalização Bursátil: Uma verdade irreverente 27/04/08).

De confirmar-se a projeção do PIB para este ano 2008 e caso a bolsa se mantenha nos atuais níveis, podemos prever claramente como o índice (PIB/Cap) volta aos valores considerados mais normais, e em linha com seus valores históricos que na última década no Brasil foi algo em torno de 35% e 55%.

O índice costuma ser um excelente indicador do ânimo dos investidores. Seja ele de euforia ou de pânico. (Aclaro que, como todo indicador, nunca pode ser avaliado isoladamente).



(para aumentar clicar na imagem)

Podemos concluir que estamos mais perto do final do ciclo de baixa que de seu recrudescimento?
Bom... Não podemos precipitar-nos, mas podemos utilizar a sabedoria Semp Toshiba e concluir que 50 meses é muito tempo. Se você, como eu, tem longos prazos de investimentos sem duvidas a fase atual no mercado é atrativa.

Nota: O Guia de Autodefesa do Investidor das Galáxias adverte, o método Semp Toshiba de investimento não é apto para cardíacos.

Boa Semana, Bons Negócios.


Nenhum comentário: