domingo, agosto 24, 2008

Pekin 2008 versus PIB 2007

... 56 semanas já se passaram desde o inicio desta crise hipotecaria que estrangulou o crédito nos Estados Unidos, aumentou a inflação, aumentou o desemprego, gerou a queda o Dólar, disparou o preço dos commodities, o preço do Petróleo, deixou a economia americana a beira da recessão, desacelerou a economia mundial e não deixou que a seleção Brasileira ganhasse da Argentina nas olimpíadas de Pekin.

Bernanke, falou então desde a cidade da Jackson Hole (algo assim como o Buraco de Jackson), o recado foi claro, por enquanto nada de aumentar a taxa de juros americanos que continuará 2% ao ano.
Por outro lado, não duvido que assim que a economia mostre sinais de recuperação e a crise seja definitivamente deixada para trás, o aumento nos juros voltarão imediatamente para combater à inflação. Falou e esta falado!

Finalizadas as Olimpíadas de Pekin, segue o quadro final das posições de cada país mais a posição do país na economia mundial (baseado no PIB).

(para aumentar clicar na imagem.)
A conclusão que dá para tirar imediatamente é que quanto mais rico é o país mais medalhas obtêm... Em alguns casos a posição nas olimpíadas esta muito próxima da posição na economia mundial, embora sempre existam exceções.

Depois de um período na qual direcionei meus investimentos para a participação como investidor em um empreendimento destinado à construção de casas populares, voltei a olhar para o mercado de ações e especificamente para as empresas que compõem a Plantação.

ALL e Ideiasnet apresentaram seus resultados trimestrais recentemente, ambos considerados bons e com excelentes perspectivas de crescimento.
Ideiasnet, em particular, conseguiu fechar pela primeira vez um ciclo de negócios (que é o foco principal de sua atividade) com o ingresso do Goldman Sachs e da empresa de venture capital New Enterprise Associates ambos; Ambos aportaram U$56 milhões na Spring Wireless. O banco avaliou em U$110 milhões pré-money e U$140 milhões pos-money, com base nesta avaliação o retorno para os acionistas de Ideiasnet é de aproximadamente 450%. (veja a integra do comunicado de Ideiasnet aqui). A ideia é que a Spring Wireless faza uma IPO na Nasdaq.

Embora, tenha consciência, de que a crise ainda não terminou. Vou iniciar novamente um período de compras aproveitando os altos descontos atuais...

Pensamento Sudoku da semana #2: Investimento do tipo Semp Toshiba... 50 meses é muito tempo...

Boa Semana, Bons negócios.

(Fontes: site oficial de Pekin 2008; IMF)
(Nota: para obter a tabela completa de Medalhas Vs. PIB encaminhe um email para carlos.rubinstein@gmai.com).

Nenhum comentário: