quarta-feira, agosto 20, 2008

Para onde vai o dinheiro?

O dinheiro é um tipo ativo, se não é o único, que mais rápido muda de mãos. Dificilmente ele desaparece, embora teorias conspiratórias de famosos políticos, entre outros, demonstram eficientes técnicas de disfarce.

Na medida que o dinheiro flui ele produz alterações nos valores de outros ativos (bolsa, metais, commodities, imóveis... pessoas). Obviamente as alterações podem ser positivas (aumentando o valor) ou negativas (diminuindo o valor).

Na seqüência de gráficos percebe-se a forte pressão vendedora dos últimos meses:
Normalmente o ouro costuma ser um investimento utilizado como proteção em tempos de crises profundas. No gráfico se observa claramente o movimento ascendente durante o recrudescer da crise. Mas desde Fevereiro os investidores começaram a vender suas posições depois do pico...


Muito tem se falado sobre o preço do petróleo. Justificativas de movimentos especulativos, estagnação da produção e crescimento forte da demanda tem fundamentado o forte crescimento no preço por barril. Porem, a partir de Julho 2008, seu preço começou a despencar e nao da sinais de se manter nos atuais patameres...

A queda nas commoditeis também se iniciou a mediados de Julho.



O dinheiro saiu do Ouro, do Petróleo, das Commodities e da Bovespa... Para onde ele foi então?
É um fato que muito dinheiro esta migrando para Renda Fixa (no caso do Brasil) e para os Bonos do Tesouro Americano...

Os preços na bolsa estão extremamente atrativos com descontos significativos. O problema é que a crise, que já é longa, pode demorar ainda alguns meses em reverter. Ante este cenário, muitos optam por sair do mercado e investir em lugares mais seguros (como renda fixa).

... Como sempre que choveu parou, pode resultar interessante estar entre os primeiros em chegar na festa... Isto implica ter paciência, muita paciência.

Boa Semana, Bons Negócios.


2 comentários:

DrFox disse...

Olá Stock Buster,

Muito boa a observação desses ativos, quase indicadores. rsrs

Existe mesmo uma montanha de dinheiro migrando para a renda fixa, mas existe também um buraco negro chamado CDO que anda com um apetite de algumas centenas de bilhões.

O dinheiro realmente não espera e não aceita desaforos.

Em breve saberemos quem é que ficou com as notas no bolso.

[]'s

Anônimo disse...

Show de bola esse blog! Essa sua abordagem sobre o caminho do dinheiro - que é óbvia, mas é inédita (pra mim, pelo menos ;) - pode ajudar a visualizar melhor o cenário da renda variável como um todo, e não isoladamente, como às vezes insiste-se em fazer... Enfim, estou escrevendo simplesmente pra agradecer. Gostei muito!