domingo, agosto 10, 2008

Quanto custa Ideiasnet? (2.1)

Mais duas perguntas de Jason Zweig de seu livro Your Money and Your Brain. Você sabe qual é o animal que mata mais seres humanos nos Estados Unidos (U.S)? Vai uma ajuda para você: São os jacarés, os ursos, os veados, os tubarões ou as serpentes? Próxima pergunta (em U.S): Qual é o numero de mortes causadas pela guerra, suicídios e homicídios? Os números são: 310.000, 815.000, 520.000 (você pode unir o numero com a causa correta?).

Em um ano típico bambi é responsável por 130 vezes mais mortes que os outros quatro animais somados. Porque? Porque embora bambi não tenha dentes de tubarão ou garras de urso, ele tem o preocupante habito de pular na frente dos carros nas estradas americanas.

Na segunda pergunta, os números estão surpreendentemente na ordem certa. Infelizmente, na maioria dos anos, suicídios produzem mais mortes que a guerra e os homicídios juntos.

O importante aqui é o seguinte. Se você ficou surpreso com ambas respostas isto é porque, como a maioria dos investidores, temos em nossa mente eventos pré-julgados que são fac
ilmente evocados quando estamos na frente de uma questão que aparentemente já conhecemos ou vivemos. Para a maioria das pessoas é mais fácil pensar que alguém pode ter uma morte violenta que acabar com a própria vida... Guerras são mais comuns que suicídios. Certo?

Como investidores cometemos erros similares com nosso dinheiro.


Valuation de Ideiasnet:


(clique na imagem para aumentar)

A analise de Valuation é bastante sensível às premissas que sejam consideradas no cenário. Uma pequena mudança da taxa de desconto e da taxa de crescimento tem um grande impacto no resultado final. Neste caso, considerando as premissas no gráfico o valor de Ideiasnet é algo em torno de R$25,54; Mas do que o dobro do valor do cenário da semana passada.

Poderíamos também testar o modelo fazendo uma espécie de engenharia reversa, para descobrir quais são as atuais premissas (da taxa de desconto e de crescimento) que o mercado esta considerando para precificar, como valor justo de Ideaiasnet, R$5,30 (fechamento 8/8).
Será que essas premissas realmente têm fundamentos?

Como Ideiasnet é uma empresa, ainda, relativamente jovem. Precisamos construir um valuation de vários estágios para poder achar um valor justo o mais preciso possível. Isto é, na etapa atual de amadurecimento do modelo de negócios de Ideiasnet, devemos considerar uma determinada taxa de crescimento e de desconto. Normalmente, taxas de crescimento mais altas ocorrem em esta fase. Quando o modelo de negócios de Ideiasnet se estabilize, seguramente seu crescimento deve ser similar à media do mercado (para a mesma industria).
Já na fase madura, o crescimento deve ser menor ao da media do mercado.

A taxa de crescimento não é um valor arbitrário ou um número mágico que sai da cabeça de quem este fazendo a analise. Normalmente esta extremamente relacionada com o crescimento, investimento e produtividade da empresa.
É errado assumir que o passado se repete.

Eu considero esta ferramenta fascinante e muito valiosa na hora de decidir se comprar ou não uma determinada empresa. Além de servir para colocar os pés no chão e não deixar que sentimentos de ansiedade, preocupação ou euforia tomem conta de minhas decisões.

Como Jason Zweig diz no seu livro: Se você não se conhece assim mesmo, o mercado pode ser um lugar muito caro para faze-lo.

Boa Semana, Bons Negócios.
(fontes: Valuation, Como precificar ações, A. Povoa; Your Money and Your Brain, Jason Zweig).


3 comentários:

Unknown disse...

Carlos,
Gostei da análise do Valuation, vou comprar o livro indicado por você para ver o que aprendo!

Estes dias tenho acompanhado o livro de ofertas de idnt3, e notei que a coretora nro 85, vive comprando lotes de 20k ações baratos e vendendo as mesmas ações simultaneamentes à um valor mais caro, seria a formadora de mercado contratada para dar liquidez nas ações justo? Mas o que eles ganahm derrubando o preço desta maneira? qual a lógica?
Abcos,
Eduardo

Stock Buster disse...

Eduardo o livro de Povoa vale realmente a pena (seu preço é justo!).

Em relação ao formador de mercado de Ideiasnet, é muito simples pesquisar que é. Todos os formadores de mercado devem estar cadastrados e no site da Bovespa esta a lista de todos e para quais empresas trabalham.

Vou dar uma olhada na lista de compras/vendas de idnt3 para ver se o 85 é mesmo o formador de mercado...

mantemos contato,
Stock Buster.

Anônimo disse...

Carlos,

Na sua opinião, quão sensível é o valor da ação IDNT3 com o mercado de atuação de cada uma das empresas do portfólio?
Por exemplo, se é divulgado que a Padtec fechou (ou não) bons contratos de fornecimento com grandes operadoras, vc espera que essa informação reflita a curto prazo no valor das ações?

Abraços

Raphael