domingo, abril 27, 2008

Capitalização Bursátil: Uma verdade irreverente.

...Caros amigos e amigas desta virtual comunidade stock busteriana, fundada por Peperino Buster... Como estais? Como amanhecestes hoje?

Em nosso encontro Dominical, gostaria de compartilhar com vocês, aquilo que já foi escrito em livros sagrados de investimentos, mas que por alguma satânica razão nos dias de hoje poucos temos em mente.
Falamos sobre este assunto, lá por Novembro do ano de 2007 quando bolhas especulativas pareciam fazer Plop! sobre o prédio da Rangel Pestana, ensaboando nossa alma de investidores e nossa Plantação substanciosa. (pode ler: Em caso de bolha guarde todos os pregos).

O assunto que volta a tona é o da relação entre o PIB e o valor de mercado de todas as ações que cotizam na Bolsa de Valores de São Paulo.
Historicamente a suma do valor de mercado de todas as empresas cotadas na bolsa fica num patamar de entre 30% e 50% do PIB.
No quadro abaixo podemos ver como esta relação se manteve constante de 1999 até 2004.
Mas cresceu vertiginosamente a partir de 2005.


Durante 2005, 2006 e 2007 o numero de IPO’s (sigla em inglês de: Oferta Publica Inicial “Initial Public Offering”) foi de 9, 26 e 63 respectivamente (em 2004 foram tão só 4). O dado significativo deve ser levado em consideração, já que o número de empresas que cotizam na bolsa cresceu significativamente durante este período, deixando ao Brasil (em 2007) na terceira posição do ranking de paises com maior atividade neste tipo de operação (IPO’s). No primeiro lugar esta a China, seguida dos Estados Unidos.

A razão entre o PIB do Brasil e o valor de mercado das empresas que cotizam na Bolsa de Valores de São Paulo, tem-se incrementado embora ainda não apresente níveis como os que, por exemplo, o NASDAQ apresentava antes do estouro da bolha
das empresas “.com” que em 1999 que era de 185%.

Desde meu ponto de vista, de todas formas, o número incomoda, e a velocidade na qual vem crescendo também.

O problema reside em que para que o indicador volte aos níveis considerados normais em qualquer parte do mundo, ou bem o PIB dobra seu valor nos próximos anos, ou bem a Bolsa ajusta para baixo...

Seja como for, “Amém” nunca esta de mais.

Boa Semana, Bons Negócios.



(fontes: ibge.gov.br e bovespa.com.br)

Nenhum comentário: