domingo, abril 20, 2008

Bovespa, praticamente tudo resolvido...

As coisas no mercado financeiro estão meio confusas por vários motivos: em parte porque aqueles que tentam acompanha-lo ficaram meio confusos, mas também porque coisas incrivelmente confusas aconteceram de fato.

Um dos problemas tem a ver com o tamanho das hipotecas de segunda linha dos Estados Unidos (conhecidas como já sabemos como subprime). Não adianta tentar quantificar, o numero parece tender em um número de limite incrivelmente descomunal. Dentro de pouco iremos descobrir que toda hipoteca americana faz parte do conjunto subprime.

Por outro lado, especificamente deste lado, muitos estão perguntado qual o tamanho do subprime Brasileiro? E, por incrível que pareça, tropeçam nos mesmos problemas confusos que seus pares do outro lado.

A teoria diz que nada viaja mais rápido que a velocidade da luz, com exceção das más noticias, que se comportam com leis próprias e especiais.
Já existiu um grupo de investidores que criaram o índice de más noticias. Começaram negociar e criaram inclusive seu mercado de índice de más noticias futuro. Mas não funcionou bem porque permanentemente desapontava aos compradores e aos vendedores, sempre tudo era mal recebido e logo todos concluíram que não fazia o menor sentido investir lá.


Como estava dizendo, os investidores no mercado financeiro acabam ficando entretidos com suas próprias confusões locais, a historia das bolsas sempre foi assim.

Claro, que isto não significa que não existam pessoas que estejam se esforçando. Alguns deles tentaram por algum tempo fazer negócios em lugares distantes do seu, quanto mais distante melhor. Eles transferiam seu dinheiro de um ponto ao outro do planeta, e quando o dinheiro chegava lá se deparavam com que alguém já havia tido a mesma idéia, mesmo assim eles insistiam em investir e davam origem a uma onda especulativa... Que logicamente adicionava confusão.


Isto poderia explicar porque existem bolhas e porque problemas que aparentemente já estavam resolvidos, ou no mínimo controlados, ressurgiram novamente mesmo tempo depois de que as autoridades afirmassem que tinham sido extintos.

O exemplo mais claro e recente que temos disto é o problema da Inflação. Foi Meirelles que subiu a taxa Selic em 0,5% deixando-a em 11,75% ao ano.


Mas Meirelles, não era que a inflação estava controlada?... Estava até descontrolar-se novamente... Você entende?


O atual boom imobiliário que temos no Brasil é um outro exemplo típico. Recentes estudos publicados no site de Uol Economia reforçam que sobram compradores e faltam vendedores. De ai que investidores confusos de outras regiões do planeta estejam trazendo dinheiro e investindo em imóveis por aqui. O artigo “Economia aquecida faz preço de imóvel saltar mais de 70%” escrito por Ana Carolina Lourenços, descreve que a inflação era a antiga vilã no momento que o investidor precisava de financiamento...

Afortunadamente agora a inflação esta novamente controlada... Certo?

O Guia de Autodefesa do Investior das Galáxias adverte: Juros em alta e boom imobiliário são coisas insustentáveis, incompatíveis e improváveis de que aconteçam juntas... ... A não ser que continuemos confundidos.

Se você deseja ficar ainda mais confundido, pode tentar ler: Propulsor Mercadomatico Lin-fu. (Publicada: 4/3/07 neste blog).

Boa Semana, Bons Negócios.


Nenhum comentário: