sexta-feira, março 17, 2006

A interpretação dos fatos (Parte II)

Me encontrei com Buster hoje cedo no Café Girondino.

Após de pedir um café com um pouquinho de leite e um misto quente, Buster refletiu um instante depois que contei para ele que algumas pessoas acharam seu post anterior: uma "viagem".
Ele diz assim:
Ficou claro que uma serie dados sempre estão relacionados com um evento, é que podemos atribuir a esse conjunto de dados um grau limitado ou ilimitado de credibilidade.

Tendo esta premissa em mente, podemos falar agora das duas escolas clássicas que existem na atualidade que lutam pela vanguarda da precificação de ativos. A saber:
  1. Escola de analises Fundamentalista.
  2. Escola de analises Gráfico e Técnico.
A escola Gráfica e Técnica (são duas escolas que se complementam) aceita a teoria da eficiência dos mercados. Ou seja: "Assume que qualquer nova informação existente no mercado é automaticamente transmitida e interpretada de forma linear por todos os agentes, que tomam decisões ajustando, também de forma instantânea, os preços dos ativos que podem ser influenciados pela nova situação."
Já a escola Fundamentalista trabalha com os fundamentos macroeconômicos, setoriais e relativos especificamente a determinada empresa, com o objetivo de determinar um "valor justo" para esta.
A escola gráfica e técnica se baseia no passado para determinar o comportamento dos investidores/especuladores, e desta forma determinar o preço ou a tendência futura. (utiliza o empirismo como base teórica).
Já a escola Fundamentalista olha para o futuro e tenta reduzir a "imponderabilidade" natural do valor de um ativo. Ela busca, através de projeções individuais de futuro ou comparações com os ativos já existentes, atingir um valor justo para o objeto em questão.
O investidor inteligente ira escolher um misto destas duas escolas. É interessante utilizar a analises gráfica e técnica como instrumento auxiliar, especialmente para definir momentos adequados de compra ou de venda de ativos. Uma boa analises Fundamentalista da empresa ira fornecer argumentos sólidos, que olham para o futuro da empresa, identificando qual é o valor justo de uma determinada ação.
Você pode concordar ou não, mas, o mercado de ações talvez seja o mais complexo, portanto, o mais fascinante, entre todas as possibilidades de investimentos. Isto não significa que qualquer pessoa não possa investir em ações e ganhar dinheiro.
A volatilidade tem um poder magico de atração. Durante os sucessivos pregoes se consolidam um misto de analises gráficos, técnicos e fundamentalistas... muitas vezes com doses elevadas de emoções naturais dos seres humanos sempre influenciadas por boatos e noticias de ultima hora.
É importante fugir de aqueles investidores/especuladores que denomino de "torcedores". Que são aqueles que compram uma ação, e mesmo que todas as analises vão em contra eles continuaram insistindo (Torcendo) na sua posição.

Em resumo. Estas duas escolas irão dar subsídios no momento de investir. Agora você sabe que existem.
O fato de você incursionar mais na utilização destas ferramentas ira refletir diretamente no resultado de seu portfolio. Porem, existem outros ingredientes que falerei em breve.

Mas, lembre-se, ninguém prevê o futuro com precisão.
Todos os fatos sempre podem ser interpretados de formas diferentes. E, principalmente, o melhor analista do mercado não é aquele que nunca erra, mas sim aquele que tem mais acertos do que erros.

Buster pagou os cafés, meu suco. Me desejo um Bom final de semana.
E se despediu falando: Reflete, lê, estuda.
Stock Buster

Um comentário:

Anônimo disse...

Sr. Buster,
Apesar de todas as explicações racionais e um tanto técnicas, restam ainda para mim, algumas dúvidas:
-Onde entram as percepções e sentimentos de cada investidor?
-Elas existem ou são somente folclore?
-Será que Buffet e Greenspan nunca se utilizaram deste dom?
Investidora Blink