segunda-feira, março 06, 2006

Game Over... Insert Coin.

Depois de um café acalorado com importantes investidores, no café A Holandesa na Rua Antonia, do lado da Universidade Mackenzie.

"É inerente ao ser humano a crença de que alguém possua a habilidade de prever o futuro."

Para descobrir se amanha vai chover, sao investidos milhões de dolares (ou reais) em equipamentos sofisticados que utilizam tecnologia altamente desenvolvidas. (diga-se de passagem, a humanidade demorou séculos para desenvolve-las).

Mas ainda hoje, existe aquele homem de campo capaz de acertar na mosca e dizer que vai chover mesmo, amanha, e só depois do meio dia. Ele não é nenhum profeta. Simplesmente observa aquele céu da sua terra, talvez, desde que nasceu. E na simples observação inconsciente ele consegue antecipar-se e dizer como vai estar o tempo amanha. Eu sei, pela minha própria experiência (morei no campo durante grande parte da minha infância e adolescência) que essas pessoas realmente muitas vezes acertam!
E também sei que se levamos a mesma pessoa para outro local a não mais de 100 quilômetros da sua casa, sua chances de acertar o clima de amanha diminuem.
Mas, não é o mesmo céu no mesmo planeta, terra?

Se você procurar no Google “Market Prediction”, você obterá uma lista com Dez Milhões Seiscentos mil resultados.
Inclusive no sofisticado site de busca diferenciada 2Go, você ira obter 99 paginas que fazem referencia a sites favoritos que falam sobre este assunto.

A existência de mitos na historia da humanidade (...pobre humanidade) tem sido uma constante. Sendo assim, posso afirmar que existem vários mitos relacionados ao mercado de valores e aos investimentos em geral

Para os fanáticos do programa televisivo MythBuster, seguem os Stock “myth” Buster:

Mito #1: O Mercado de Ações é uma forma de jogo.
Mito #2: As predições no mercado de ações são a chave para o sucesso nos investimentos.
Mito #3: O que sobe tem que descer.
Mito #4: O que abaixa tem que voltar a subir; Ou: Compre Baixo, Venda Alto.

Eu agregaria também:
Mito #5: Realize seus ganhos rapidamente.


No livro “Five Minute Investing” (de Braden Glett, thanks Glett!) existe um capitulo que fala detalhadamente sobre estes mitos.

Stock Buster

2 comentários:

Anônimo disse...

Mister Buster,

Concordo com o Seu parecer. Dentre os investidores iniciantes, 90% usa o termo "play the stocks". Isso não é um jogo. É uma ciência. E como toda ciência, requer conhecimento e não achometro.

então acrecentaria um lema para o mercado acionário :
"Tudo que sei é que continuo um mero aprendiz."
Abraço Dr. Buster!

Anônimo disse...

Caro Stock Buster,

Tenho acompanhado seu blog e considero suas observações de grande valor para os interessados nos rumos dos investimentos. Percebo que, alêm de profunda experiência vivencial financeira, carrega em suas palavras diversas outras gratificantes experiências. Nada como o ar do campo, onde sabemos quando vai chover!

Se me permite, alêm dos meus sinceros agradecimentos pelas palavras de aprendizado e diversão sem paralelo, gostaria de comentar alguma coisa sobre seus mitos e a forma de ver certos pontos, mas especificamente do mercado acionário.

Primeiro vamos com as concordâncias. Tenho a mesma idéia de que não existe regras únicas e universais para um comportamento psicodelicamente aleatórias do mercado acionário. Entretanto, uma boa parte de uma alta repentina, muitas das vezes é fruto especulativo, de forma que a queda nestes casos é inevitável quanto o amanhecer. Não digo que toda alta é seguida de queda, mas que a partir de análise comportamental da ação, em conjunto com algumas informações do negócio e da empresa, podemos sim identificar uma determinada queda em função de uma alta variação potencializada pelo caráter especulativo.

Ficaria muito agradecido caso tenha enteresse em aprofundar nesta questão, abrindo até mesmo uma discussão em que todos temos literalmente a ganhar.

Abraços e parabéns pelo excelente blog,

Bubble Finder