domingo, março 05, 2006

Domingo, conversa afiada na Bread & Co.


Esta manha de Domingo, o céu apareceu limpo e o sol esquentou levemente a brisa que soprou de manha na cidade de São Paulo.
Buster ligou cedo para mim. Ainda eu estava dormindo, mas claro, tratando-se do mestre, me esforcei para não desapontá-lo.
_ E ai?! Ainda você esta dormindo? –acertou-. Você tem 20 minutos para se arrumar e sair comigo a dar uma volta de bicicleta pelo parque de Ibirapuera. Que você acha?
_ Estou quase pronto! –respondi dando um pulo da cama-.
_ Excelente! Até já! –e desligou-.
Depois do parque, fomos tomar um café da manha no padaria Bread & Co da rua João Lorenço esquina com Lorenço de Almeida da Vila Nova Conceição.
A padaria da esquina de Lorenço e Lorenço, brincou Stock.
Foi hoje que tive realmente minha primeira aula sobre investimentos.

Graham, explicou Stock, escreveu no seu livro “The intelligent Investor” a diferença entre Investidores e Especuladores. Depois dele, inclusive antes dele, muitas coisas foram ditas sobre estas duas “antagônicas” classificações. (Isto foi em 1950)
De forma resumida podemos dizer que um especulador vai tentar antecipar-se sempre aos movimentos (variações) de preços de uma ação de forma a obter lucro. Já um investidor vai procurar sempre comprar empresas (ações), pura e exclusivamente, num preço razoável (conhecido como margem de segurança, ou grande desconto).
Warren Buffet (o maior investidor do mundo), diz: “Primeiro se ganha na compra.

Mas o que isto tem a ver com nos?
Tudo!
Se você quiser começar a se aventurar no oceano chamado “Mercado” é indispensável que você reflita para-se conhecer melhor a sim mesmo, e saber em qual dos dois grupos você se encaixa melhor.
Quais serão suas atitudes, porem suas decisões, no instante exato de investir (especular) seu dinheiro? Você vai procurar lucro? Ou, você vai procurar comprar com desconto?
A diferencia não é trivial.

Gostaria de ensinar você a não especular, embora algumas vezes fiquemos tentados a fazer movimentos especulativos (e de fato sejam feitos). Quero que você entenda que não sou contra a especulação... simplesmente acredito que podemos obter um lucro muito maior ao longo do tempo investindo no lugar de especulando.
Criar um estratégia, gerenciar nosso portfolio e procurar adquirir empresas (ações) em preços razoáveis será nosso primeiro objetivo.

"Se você quer ser um grande investidor, você deve aprender, estudar, ter a atitude, a paciência e o temperamento de um grande investidor."
Bom Domingo; Stock Buster.

Um comentário:

Anônimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado