domingo, fevereiro 08, 2009

Doze Meses Depois...

Há quatro meses escrevi uma postagem que visava provocar o leitor o exercício de planejamento futuro no meio de uma grande tempestade. (você lembra desta postagem: Quatro Meses Depois).

Não se trata de ser aspirante a profeta, como alguns podem estar lucubrando. Trata-se de colocar as expectativas (as suas, as minhas) em algum lugar, preferencialmente um que seja adequado. Lembre-se que como investidores aplicamos nossos recursos financeiros na espera de obter algum retorno.
Como mensurar este retorno? Ou, como chegar num número e/ou estratégia que possua algum racional que consigamos explicar claramente, inicialmente para nos mesmos e seguidamente para outras pessoas?

Aqueles que enxergam o caminho de perto, podem se surpreender aonde o caminho vai levá-los. Em contrapartida, aqueles que seguem e enxergam o caminho de longe, tem a possibilidade de vislumbrar se o rumo é o desejado...


Tentar enxergar o caminho 12 meses adiante significa iniciar um processo de questionamentos, próprio, sabendo que as respostas podem estar certas ou erradas (e que tudo sempre: Depende):

  • As coisas podem ficar ainda pior?
  • Pode a recessão se estender ainda mais por um longo período (mais do que 12 meses, por exemplo)?
  • Os planos de Obama de estimulo a economia Americana e de ajuda financeira aos bancos com problemas, podem não dar resultado?
  • A economia Brasileira pode desacelerar ao ponto de entrar em recessão?
  • Inicialmente todas os setores sofreram com a crise (em maior ou menor medida), mas não todos vão recuperar-se no mesmo ritmo. Qual setor resulta mais atrativo nestes momentos? E depois?
  • Diferentes setores da economia Brasileira esta sendo afetados pela crise, isto pode vir impactar nos lucros e conseqüentemente na cotação da ação. Até onde vai essa queda?
  • O BC do Brasil vai continuar abaixando a taxa SELIC, isto sem duvida tem que causar impacto na economia Brasileira... Dentro de alguns meses, digamos 6? 12?...
  • Nos últimos 20 anos, cada vez que os juros Americanos desceram consideravelmente, geraram algum tipo de bolha, seja no mercado de ações ou no mercado imobiliário e estouraram quando esta mesma taxa subiu. Se novamente teremos o mesmo efeito, significa que atualmente estamos vivendo o período de formação de uma nova bolha. Mesmo que ainda estamos sofrendo os efeitos do estouro da anterior. Paradoxal?
  • O índice Bovespa pode atingir a marca de 52.000 ou 63.000 pontos nos próximos 12 meses? Ou pode ficar abaixo do atual nível de 42.000?
  • E o Dólar? Volta abaixo dos psicológicos R$2?
  • Qual o limite da desaceleração do comercio na economia mundial?
  • Se países como China são dependentes, por exemplo, do abastecimento externo de commodities (e não falo para produzir, mas sim para sobreviver), não parece evidente que assim que os atuais estoques comecem a ficar preocupantemente baixos, a China terá que voltar a comprar insumos (e porque não do Brasil)?
A lista de perguntas pode continuar. Mas o exercício mental com este grupo inicial já estimula algum tipo de conclusão.
A idéia é você não esquecer da sua.

A minha fica comigo.

... Mas, se de fato continuo comprando ações, é algo evidente qual é minha conclusão para os próximos 12 meses.


Claro, que toda prudência é pouca, enquanto continue o atual ciclo recessivo em Brasil e pessoas continuem ameaçadas de perderem seus empregos, e consequentemente sua renda, fica difícil saber até onde chega o tamanho do buraco.

Seja como for, só vamos conferir o 8 de Fevereiro de 2010. Lucros ou Perdas vão depender de nossas decisões presente...

Boa Semana, Bons Negócios.

3 comentários:

Anônimo disse...

Por várias razões de ordem pessoal, não tenho tido tempo de comentar posts que me chamam a atenção.

Agora que as coisas melhoraram um pouco, tirei uma folguinha e vim ler os seus - todos muito interessantes e úteis, como este que acabei de saborear.

Abraços e muito sucesso em 2009

Stock Buster disse...

Obrigado pelo comentário João.

Sucesso para voce também em este 2009!

mantemos contato,
Stock Buster.

GRZ disse...

Parabéns pela ótima matéria. Aliás, os artigos do blog nos faz pensar e não somente adquirir conhecimento e isso é muito importante.

Obrigado por postas bons artigos.

Abraços.