domingo, dezembro 02, 2007

Il messagero non è importante.

A quantidade de declarações pessimistas relacionadas com a economia Americana, as economias dos paises emergentes, o Dólar (The economist: The panic about the dollar), e as perspectivas da economia mundial para o próximo ano de 2008, esta diretamente relacionada com a quantidade de interlocutores (mensageiros).

O que não faltaram nestas ultimas semanas são análises sobre as tendência da economia dos Estados Unidos e seu desdobramento e impacto na China, a Europa e conseqüentemente no Brasil.

Os investidores parecem estar divididos entre:

  • Aqueles que consideram que a débâcle é iminente e é melhor comprar Títulos do Tesouro Americano;
  • Aqueles que consideram que o ciclo acabou e é melhor comprar Ouro;
  • Aqueles que estão avaliando e estudando as tendências para decifrar entre as mensagens se tudo não é uma oportunidade de compra.
Seja qual for o grupo no qual você se sente identificado, o importante mesmo é você estar convencido que esse grupo esta correndo na direção certa.

Não corra a cegas. Não corra porque a maioria esta correndo. Não comece a correr e depois pergunte qual o problema...





Definitivamente Novembro 2007 foi um mês inesquecível. Foi a maior variação negativa que a Plantação teve desde sua criação em Junho de 2004. (-9,82%).


Novembro foi também um mês de grande oscilação e foi na onda dessa oscilação que continuei adquirindo ações de Ideiasnet. O padrão das compras esta relacionado com a disponibilidade de dinheiro na conta e com a expectativa e percepção de qual pode ser a tendência no curto prazo. (Obviamente sempre queremos comprar no menor preço possível).


Independentemente da tempestade, continuo acreditando no sucesso da estratégia implementada por Ideiasnet e pelo retorno que pode vir ocorrer durante o transcurso de 2008 com a possibilidade de que a Holding efetue a primeira IPO relacionada com uma empresa de seu portfolio. O que, indubitavelmente, ira consolidar seu modelo de negocio.


De todas as empresas que compõem o portfolio de A Plantação, nenhuma fechou o mês positivo ou num valor igual o maior ao da Bovespa. Desta forma em Novembro perdi por goleada, já que o declino do índice foi de –3,54%.


Adicionalmente, efetue uma compra de opções de compra de Ideiasnet (IDNTB11), com vencimento no mês de Fevereiro e com valor de exercício de r$11. O que reforça a aposta.


Non avevano difettato dei messaggeri in questa conclusione dell'anno… Avremo quello per ascoltare tutti i messaggi e per togliere le nostre conclusioni adeguate.


Buona settimana. Buoni commerci.


4 comentários:

Anônimo disse...

Grande Stock,

três questões:

1- Você já sabe qual é a empresa que a Ideias Net pretende lançar ações ?

2- Percebi que a IdeiasNet tem quase 50% da sua carteira. Acredito que boa parte disso se deve a forte valorização do ativo, mas esse peso todo não te preocupa ?

3- E por fim... o texto em italiano foi apenas uma liberdade literaria ou será que você é meu conterrâneo ??? ehehe :)

Grande Abraço

Stock Buster disse...

Olá anônimo,
1. A empresa que tem chances de fazer IPO no próximo ano é a Officer. Segundo declarações do próprio Rodin (Diretor de RI de Ideiasnet). Sem mal nao lembro, saiu na ultima newsletter de Ideiasnet. Disponível no site de Ideiasnet.
Ele declarou que quando a empresa alcançar r$1 bilhão de faturamento, será o numero mágico para fazer a IPO.

2. O peso de Ideiasnet no portfolio se deve a dois fatores. a. A valorização do ativo (que acumula 241% nos últimos 12 meses). b. Novas compras realizadas durante este ano em Ideiasnet.
Como falei a estratégia da plantação e diminuir o numero de empresas do portfolio. O portfolio mais enxuto deve ser um fato em 2008.

3. Nao sou seu coterrâneo :-). Espero nao ter escrito muito mal em Italiano...

grande abraço,
mantemos contato,
Stock Buster.

Anônimo disse...

Stock,

fui eu quem escrevi o comentário, o CHRistian do CHR Investor, esqueci de assinar... :-)

Escreveu corretamente em italiano.

Grande Abraço
CHRistian
www.chrinvestor.com

Stock Buster disse...

Opa Christian!!!
Obrigado por deixar um comentário na ultima postagem...

grande abraço,
mantemos contato,
Carlos