domingo, novembro 25, 2007

Há quatro meses atrás.

Foi aparentemente em Julho que iniciou-se o consumo massivo de depressivos genéricos procurando combater o felizardo vírus da euforia. O resultado, inicialmente satisfatório, logro conter uma valorização da Bovespa na ordem de 30,49% nos primeiros 7 meses do ano.
Embora alguns efeitos colaterais indesejáveis se prolongarão até hoje, especificamente um mercado extremante volátil. Muito VoláTiL, diria.

Se você se lembra de Agosto, seguramente deve lembrar que muito se falava de que o mundo iria acabar logo. Você se lembra?

O importante hoje é enxergar o que pode vir acontecer durante 2008.

Isto nos leva a utilizar a desconhecida ferramenta de previsão metafísica registrada pela Stock Buster&Buster®: Temos, Se, Consideremos, Por um lado, Por outro lado...®

Confira:
Por um lado temos a probabilidade de Brasil atingir o patamar de Investment Grade. Probabilidade não é fato. Isto é, pode ser que as circunstancias levem ao Brasil há ter que aguardar ainda outro ano.

Temos também um contexto aparente de inflação controlada que pode ajudar a que o COPOM decida por retomar a queda da taxa SELIC.

Se como Bernanke diz, realmente, os Estados Unidos crescerão no próximo ano menos que em este ano, mas “crescerão”, o impacto da desaceleração da principal economia do planeta não deveria provocar grandes estragos durante um tempo prolongado.

Se o consumo de matéria prima no mundo cair no próximo ano, ou o valor destas matérias primas caírem, o Brasil pode ver o saldo da balança comercial diminuir.
Isto devera pressionar o valor do Dólar, que para muitos é coisa boa.

Por um lado, temos o consumo no Brasil crescendo com força. Devido a vários fatores, entre eles a estabilidade no emprego, a queda na taxa de desemprego, a estabilidade do Real graças ao controle da inflação, a queda na taxa SELIC que por sua vez impulsiona o consumo, incentiva os investimentos e aquece o setor imobiliário.

Por outro lado, temos o barril de petróleo a u$100, a desvalorização forte do Dólar no Brasil e no mundo, o preço dos commodities (Soja, Mineiro de Ferro, etc) em valores recordes, a China que não para de crescer ano trás ano. Será que vai continuar crescendo se Estados Unidos se desacelera? O déficit Americano em níveis estratosféricos pressagiando uma correção necessária.

Temos a guerra no Iraque e temos Irão confrontado com os Estados Unidos colocando tensão geopolítica na região de médio oriente, e contribuindo ainda mais para a escalada do petróleo.
...E temos também alguns indícios de problemas no abastecimento de energia, e gargalos nos portos provocados pelo déficit em infraestrutura.

O investidor já deve ter percebido como funciona esta ferramenta de analise. No qual o numero de analise é infinita assim como suas conclusões.
Embora quanto mais perguntas e condições você adicione, melhor você vai entender a realidade.

Por último:
Durante esses meses turbulentos (Junho, Julho e Agosto) comecei a aumentar o peso de Ideiasnet (IDNT3) na Plantação, como foi registrado neste blog. As compras mensais efetuadas elevarão o peso desta empresa no portfolio de 8% aos atuais 42%.

Ainda estou avaliando aumentar o peso de Perdigão (PRGA3), América Latina Logística (ALLL11) e Porto Seguro (PSSA3). Embora esteja hoje mais inclinado por Perdigão e Ideiasnet, em linha com a estratégia de consolidar a Plantação® em poucas empresas.

Boa Semana, Bons Negócios (definitivamente).


Nenhum comentário: