domingo, julho 22, 2007

Xeque e Mate

Após uma semana extremamente triste por causa do acidente do vôo da TAM JJ3054 procedente de Porto Alegre, quaisquer especulações relacionadas com o colapso do setor aéreo, o valor das ações das empresas de transporte aéreo ou o futuro do setor no Brasil, não serão mais que meras tentativas especulativas de vaticinar um futuro, no mínimo incerto.

Tristeza, dor, raiva, indignação, constrangimento, preocupação e medo são alguns sentimentos compartilhados por todos a partir das 18:45 da terça-feira 16.
Até a Lista das vitimas do acidente ser divulgada, muitos de nós fizemos ligações minutos após ser divulgado o acidente, se você fez, entende o que isto significa.

Como pode um país como Brasil, de dimensões continentais, que pretende ocupar um lugar de destaque na economia mundial, deixar colapsar o setor aéreo?

Existe alguém que se beneficie com o prolongamento do “apagão aéreo”?

As medidas que foram anunciadas pelo governo chegaram tarde, caso contrario não tería acontecido um segundo acidente em menos de um ano. Estas medidas visam resolver o problema do tráfego aéreo no Brasil e podem obter mais ou menos consenso das companhias aéreas e da população, mas para que de fato sejam efetivas precisam ser colocadas rapidamente na prática.

Qual será a demora em implementar estas medidas?
A resposta a esta última pergunta diz muito respeito à segurança, confiança e retomada do setor. E, logicamente, refere-se ao crescimento das empresas envolvidas.

Os investidores (seres humanos emocionalmente ativos), responderam na quarta-feira vendendo ações da TAM e da GOL em bandada. É importante lembrar que para toda transação na bolsa sempre existe um vendedor e um comprador.

No xadrez, um xeque-mate significa que irremediavelmente existe um vencedor. Neste caso estamos longe de que este seja um desenlace similar.

Continuo com foco em Ideiasnet aumentando o peso desta empresa no portfolio.
Por enquanto não tomei nenhuma decisão relacionada às ações da GOL.

Desta vez, isto é tudo.
Boa semana, bons negócios.

3 comentários:

Anônimo disse...

É, Stock a situação da nossa Gol, não anda nada bem...
Também continuo posicionado, mas sinceramente não vejo boas perspectivas no curto prazo.
Até quando o meu manejo de risco me permitir, e falta pouco, continuo no papel. Mas acho que vai demorar um bom tempo até vermos a Gol romper um novo topo histórico. Que o setor vai se recuperar e que a Tam e a Gol vão reverter a tendência é quase certo. O problema é até quando estamos dispostos a esperar ? Principalmente quando olhamos para o lado, e vemos ações disparando...

Abs
CHRistian
www.chrinvestor.com

Anônimo disse...

A verdade é que, depois destes dois últimos acidentes, ninguém mais ganha nada... A perda já foi consolidada... antes tivesse sido papel no lugar de vidas.

Abraços e parabéns pelo post.

BubbleFinder

Stock Buster disse...

Exatamente Christian.
Obrigado pela visita e pelo comentario.


Obrigado tambem a BubbleFinder.
concordo com voce.