sábado, novembro 18, 2006

Ser Feliz ®

Depois do insucesso do curso de Melhores Praticas de Streptease para Loiras publicado neste blog o 31 de Maio de 2006, foi solicitado por um grande numero de investidores (aprox: 2,5) a sua reedição e republicação, agora adaptado para o público em geral e sem limite de idade. No meu cumprimento do dever para com você, meu caro investidor, lembrando que no curso inicial tivemos 67 inscritos, sendo: 66 homens + 1 loira chamada João.
Segue a continuação a segunda edição: (
Enjoy it or Delete it)

Nossa cultura latina, e, nossa educação latina, definitivamente não nos ensina a lidar com o dinheiro e muito menos a lidar com investimentos. (Para aprender isto você deve pesquisar e estudar por iniciativa própria).


América do Sul foi descoberta e colonizada por católicos (Espanhóis e Portugueses) enquanto a América do Norte foi colonizada por protestantes (Ingleses e Franceses) e, em nesse simples fato da historia reside uma profunda diferencia cultural. A forma como os Católicos lidam com o dinheiro e bastante diferente de como os protestantes lidam com o dinheiro. (saiba mais sobre a colonização do continente).


Ser Feliz®, podemos simplificar, e o que as maioria das pessoas persegue independentemente de sua crença religiosa ou situação social.


Como bons descendentes dos macacos, costumamos atingir certa tranqüilidade espiritual quando possuímos alguns bens materiais do tipo: Casa Própria, Carro, etc. A vida moderna complementa isto com plantar uma arvore, escrever um livro e ter um filho de forma de sentir-nos Felizes®. (agora também podemos escrever Blog’s)
.
Alguns hereges contrariam parte deste dogma: Casa Própria? Para que? Pergunta “Pai Rico” no seu livro. Mas a discussão não leva a nada, porque? Porque se trata da escolha individual de cada um de nos. Não se trata de saber se é ou não é um bom investimento. Mesmo que seja plausível de provar matematicamente que não é.


Ser Feliz® é um estado de espírito pessoal cujos parâmetros variam de pessoa para pessoa. Não tem nada de errado nisto, não tem nada ver com ser rico ou ser pobre.


Comprar uma casa não tem nada de errado se você fica Feliz® com o fato. Mas, não se engane, não estamos falando de investimento. Definitivamente a casa na qual você mora é um investimento questionável, tanto quanto Felicidade®. Para que uma pessoa perceba que é Feliz® definitivamente tem que ficar Infeliz em algum momento de sua vida de forma que consiga apreciar a diferencia. (isto não é uma herança dos macacos).


A Casa própria não é um ativo, é um passivo, ela não produz nenhuma renda. É capital imobilizado é mesmo que você deixou de pagar aluguel, como explicam propositalmente os Bancos que emprestam dinheiro para comprar-las, o custo de oportunidade que você esta deixando de receber por não poder investir esse capital, dificilmente é contabilizado no calculo no momento de tomar a decisão. Basta ler o livro “Pai Rico, Pai Pobre” para entender exatamente o que estou dizendo.


Ser Feliz® é um livro escrito por o canadense Will Ferguson, embora não esteja relacionado diretamente com investimentos, sua leitura proporciona uma visão abrangente e irônica de nossa vida. Ferguson tentou registrar a palavra Feliz®, mas eu cheguei primeiro e agora esta é uma palavra registrada por mim.


Invista seu dinheiro da forma que você acredite seja melhor para você, seu futuro e o futuro das pessoas que você ama.


Leia, estude, analise, faça e... Seja Feliz®


Nota: As ações da GOL (GOLL4) estão num preço atraente, já não mais por causa do acidente e sim por causa dos problemas nos aeroportos. Perspectivas futuras interessantes para a empresa. Estão no meu radar.
O portfolio acumula neste mes de Novembro +4,25%.

2 comentários:

Alberto Mengozzi disse...

Stock Buster, fantástico esse seu post.
É muito bom a gente ir se conhecendo pelos Blogs do HiperEspaço...
Meu amigo, no século passado, pois é, como faz tempo, eu me reunia semanalmente com amigos, isso durou pelo menos 6 anos, para discutirmos este e outros temas.
Prolongando um pouco mais este comentário, fazendo um comparativo entre felicidade e sucesso. "Para ser feliz, basta gostar do que tem, mas, para ter sucesso precisa ter o que gosta".

Um forte abraço e, não só felicidade mas, sucesso para todos nós.

Alberto Mengozzi.
http://albertomengozzi.blogspot.com/

Fabio M disse...

Stock, otimo post! Como sempre!
Deviam ensinar educaocao financeira desde o ensino infantil...

Paguei caro para aprender na pratica, ja depois da faculdade...

Alberto, otima frase! "Para ser feliz, basta gostar do que tem, mas, para ter sucesso precisa ter o que gosta".

É sua mesmo?

Abraços!
Leitão
http://leitaoemacao.blogspot.com