quarta-feira, setembro 27, 2006

Teorema de Jan Val Ellam

Existe o candidato A, o candidato B, o candidato C, existe também o mercado e existem os ET’s em algum lugar do vasto universo.

Se o canditato A ganhar as próximas eleições o mercado achará algum motivo para ficar apreensivo porque de fato ele já esta apreensivo.

Se o candidato B ganhar o mercado achará um outro motivo para ficar apreensivo, porque sempre existem motivos para desconfiar quando existe incerteza.

Se o candidato C ganhar o mercado achará o fim do mundo, porque nem esta prevendo esta possibilidade e, desta forma, ficará sem duvidas desconcertado.


Sendo assim, mais uma vez, comprava-se a teoria “Buffettniana” de que o mercado não interessa porque ele é imprevisível: Mesmo que a analise gráfica se esforce em achar padrões de comportamento nele.


O foco deve estar no negocio da empresa alvo. Ele vai continuar crescendo? Esta conquistando mercado? Esta ganhando posições da concorrência? Esta evoluindo? A administração é sadia?


Pode acreditar que tirar proveito das flutuações paranóicas do mercado sempre irá trazer retornos para o investidor que se foque no negocio da empresa e não na pontuação do índice, no nosso caso a Bovespa.


Comprar quando todos vendem e vender quando todos compram é a mais antiga das leis do mercado, mas que raramente é aplicada. Porque? Porque que comprar quando todos vendem requer que o investidor desconte o fato que talvez no curto prazo seu investimento fique negativo. Isto não todos os investidores estão dispostos a suportar.


Insisto que é um fator meramente psicológico. 0800-Freud pode ajudar a encontrar o melhor dos conselheiros financeiros: O auto-conhecimento de você MESMO: Conhecer suas resposta as flutuações e, em especial, as flutuações negativas vai ajudar você a tomar melhores decisões.


Não tente antecipar o preço da ação, tenta conhecer ao máximo o negocio da empresa e comprar ações dela se você chegar a conclusão que a empresa vai crescer satisfatoriamente nos próximos anos. Só depois de tirar esta conclusão você vai e olha o preço e aguarda um momento propício para a aquisição.


Lógico! Não tem nada de errado tirar proveito da flutuação. O errado esta na abordagem.

Às vezes acho que por pensar isto fico no grupo dos ET’s.


A temporada de compra continua aberta. Meus alvos continuam sendo ALL e Porto Seguro.

Jan Vam Ellan diz que os ET’s vão aparecer em publico no nosso planeta na segunda quinzena de Novembro deste ano.
Não esquente, não diz nada sobre quem será o próximo presidente do Brasil.
Isso depende de você não dos ET’s, certo?

Um comentário:

Fabio M disse...

Rsss,
Stock Buster,
Gosto dos seus post's porque seguem o estilo de cronicas...

Pelo mesmo motivo gosto do Mario Persona (www.mariopersona.com.br) e do Rubem Alves...

Grande abraço!
Leitão