domingo, setembro 24, 2006

Dossiê: O Rei Leão não come carne?

Imagine a seguinte cena no cinema. Filme do Rei Leão:
Savana Africana, calma. Vento soprando devagar. Um pequeno servo comendo trigo na planície. Repentinamente um leão (que é o Rei Leão) ataca e despedaça ao servo indefenso. Imediatamente depois, centenas de crianças que estão na sala do cinema assistindo o filme começam a chorar desconsoladas.

O que? Você acha que o Rei Leão não come carne? Ah! Ele é vegetariano, sim... Claro.

A uma semana das eleições no Brasil, todo que os analistas falavam que não iria acontecer esta acontecendo. Isto é, próximo ao final do processo a volatilidade no mercado esta no máximo. Não poderia ser diferente aqui do que é em qualquer outro país democrático do mundo. Com o us im dossiê, as incertezas e duvidas sobre quem será o presidente do Brasil durante os próximos quatro anos, levam os investidores a criar um cenário errático e muitas vezes com fundamentos ecléticos.


Todo mundo fala do dossiê. É claro que assuntos assim atrapalham o processo eleitoral e tiram o foco das questões importantes que devem ser discutidas e debatidas pelos candidatos. Isto deveria ser o que realmente importa. Quais são as propostas em Educação, Saúde, Segurança e Economia, entre outras?

Mas não, o dossiê é o importante.

Vou propor um rápido jogo para você: Imagine que você não é Brasileiro, sendo assim fica mais simples avaliar os fatos desde uma perspectiva que não envolve o lado emocional e, seu envolvimento com o resultado é meramente informativo.


O dossiê em questão foi oferecido pela pequena suma de r$1.600.000. Sim tudo isso!!!!!


Claro que você e eu, e qualquer um, pode fazer uma pesquisa no google.com e achar bastantes informações sobre os candidatos. (até no Orkut.com tem).


Mas eu pergunto: Que informações havia nesse dossiê que custava toda essa grana? Será que a população Brasileira não tem o direito e a obrigação de saber em detalhes os dados do dossiê? Você pagaria isso para conhecer simplesmente o currículo?


O fato é lamentável. Da Ética todos os partidos políticos falam, mas não todos seus integrantes a praticam da mesma forma... (complicado).


E o mercado desconta.
Esta sem paciência e vende... Vende porque a economia americana se desacelera num ritmo inapropriado, vende porque na Tailândia teve golpe de estado, vende pela crises do gás, vende porque tem furacão onde tem poso de petróleo, vende porque as comodities caim mesmo que a taxa da populaçao mundial continua em forte crescimento, vende pelos déficits das principais economias do mundo, vende... E continua vendendo... Normal.
Aperta o cinto, segura forte e fica de olho.

A Bovespa a 34.816 esta barata. Pode estar mais barata? Talvez. Mas acertar o fim do poso é muito difícil. Conformo-me em comprar com os descontos atuais...

E, isso que estou fazendo.
Foi às compras.

Na mira: Porto Seguro e ALL.

Ah! Se o Rei Leão come ou não come carne não é importante. Você não acha?

(Procuremos discutir as questões que realmente importam. O planeta agradece o desgaste de energia com sabedoria).

Nenhum comentário: