quinta-feira, setembro 14, 2006

iTune e Zune

iTune e Zune, não é um filme produzido por Steven Spielberg nem é um novo desenho animado da Nickelodeon.

Mas é sim uma longa historia de duas pessoas brilhantes que concorrem desde a década do 70 até hoje pela liderança do mercado de tecnologia mundial de computadores.


iTune é personificado pelo Steve Job, Zune é personificado pelo Bill Gate.


Você já assistiu o filme Piratas da Informática? (recomendo)


O filme conta a historia do surgimento das duas maiores empresas de informática do planeta. A Apple e a Microsoft. Especialmente conta a historia de Steve Job e Bill Gate. Suas estratégias, seus sonhos, seus estilos particulares... suas artimanhas.


A evolução destas empresas através dos anos até a atualidade demonstra como é importante que as empresas prestem atenção a inovação. Sendo mais especifico, se as empresas não inovam no desenvolvimento de novos produtos e serviços, a possibilidade de atingir uma longa e prospera vida de lucros diminui drasticamente.


A evolução e a sobrevivência são duas coisas extremamente ligadas.


A inovação e desenvolvimento podem ser incorporados de diferentes formas numa empresa. Isto é, a própria empresa pode criar os novos produtos e serviços ou pode adquirir-los comprando outras empresas/produtos ou serviços.


Quem conhece a historia de Apple e Microsoft, pode rapidamente perceber que a primeira empresa e uma grande geradora de novos e inovadores produtos, enquanto a Microsoft esta mais relacionada com a aquisisão de novos produtos ou serviços. (a historia esta demonstrada com DOS, Windows, etc, etc... e agora o Zune). Embora não seja pior ou melhor para Apple e Microsoft, a mera inovação não garante um adequado retorno no investimento (ROI) e um adequado retorno nos lucros (ver comparação: Apple vs Microsoft).


Por exemplo, ALL adquiriu recentemente a Brasil ferrovias e a Novoeste, aumentando sua malha ferroviária para 20.495Km. Isto coloca ALL como a principal fornecedora de serviços ferroviários no Brasil. (Para ter uma idéia melhor, o total da malha Brasileira é de 29.605Km, deixando assim a ALL com uma clara vantagem estratégica). Por outro lado ALL desenvolveu e instalou em todas sua frota de locomotivas computadores de bordo utilizando sistemas de GPS e transmissão de dados via satélite.

Podemos observar como isto reflete nos lucros da empresa e em conseqüência no preço da sua ação, ver ALLL11.

Outro exemplo e a Porto Seguro (PSSA3), que a traves da aquisição da Azul Seguros. Empresa pela qual um cliente pode obter um seguro com todas as garantias e respaldo da Porto Seguro, mas num preço mais barato. Já que a Porto Seguro não oferece todos os serviços que oferece ao cliente que adquire uma apólice diretamente na Porto Seguro.

Também, sabemos que a inovação (pura é simples) não traz benefícios econômicos se alguém não aplica o novo método/formula/produto/idéia na prática.


Outro ponto importante é que a inovação, e particularmente as empresas inovadoras, tem associado um risco maior devido a que... Podem falhar.


Finalmente deixo aqui uma frase de Charles Darwin, que tem tudo há ver com inovação e evolução, e porque não, investimento:

“Não é o mais forte das espécies o que sobrevive, nem é o mais inteligente. É, o que melhor se adapta as mudanças”.
(A origem das Especiés).

Nenhum comentário: