quarta-feira, setembro 06, 2006

Que Deus abençoe à todos, Abundantemente

Quando Buffett falou, no livro The Warren Buffett Way, que as empresas de seguro são o melhor negocio do mundo, pensei que ele estava promovendo sua própria empresa: a Berkshire Hathaway Inc.
... Demorei um tempo para realmente concordar com ele.
As empresas de seguro, quando bem administradas, são realmente o negocio da China.

Olha só!
Quando você segura seu carro, sua aposta é que talvez você bata em alguma esquina, ou talvez que alguém pegue seu carro e leve ele embora sem sua autorização, é claro. Ou que em alguma avenida congestionada seu carro pegue fogo e fique inutilizado.
Já a aposta da companhia de Seguros é precisamente a contraria. Eles acreditam que seu carro não vai pegar fogo, não será roubado, nem vai bater no meio do transito infernal ou
por onde ele circular.

Existe também o seguro de vida. Este caso é ainda mais curioso, já que quem faz um seguro de vida esta apostando que vai morrer dentro da vigência do contrato com a companhia de seguro. Já a companhia se seguro aposta que você não vai morrer durante a vigência do contrato.

Em ambos exemplos, as empresas de seguro parecem possuir uma certa tendência psicótica, antinatural ou, no mínimo, suicida.

Quando você assegura seu carro, ou sua vida, comprando um seguro, sua expectativa é que você irá receber alguma coisa em troca, caso aconteça o sinistro em questão.
A companhia de seguro recebe seu dinheiro e, inicialmente não entrega nenhuma mercadoria ou serviço, simplesmente pega seus reais e os investe no mercado financeiro (Juros de corto e longo prazo, Bolsa, etc).
Sinistro? (diria meu amigo de Niterói) Pois é!

Se o sinistro não acontece: Nem você bate seu carro, nem você morre. Aquele dinheiro que você esperava receber você nunca vai receber. O dinheiro que a companhia de seguros deveria pagar você, nunca irá pagar... E o dinheiro que você pagou para contratar o seguro a companhia de seguro nunca irá devolver para você.

Nesta aposta ganhou a companhia de seguros. Não produziu nenhum bem, não executou nenhum serviço especifico. Só contratou uma excelente turma de advogados e avaliadores de risco, e assinou um contrato (papel) com você.

Talvez agora você, como eu, esteja concordando ainda mais com Buffett. As companhias de seguro são realmente um negocio da China.

Claro, que existe o outro lado. Quando a avaliação do risco assegurado não é efetiva e o sinistro termina acontecendo... E, neste caso, a empresa de seguros deve desembolsar o valor que foi segurado.
Quando a quantidade de prêmios pagos é alta... O “sinistro”, o desastre, é para a própria companhia. Não sempre são todas rosas...

E aqui estamos nos, tentando investir nosso dinheiro em empresas prosperas, lucrativas, que fazem apostas certas e que tenham muito mercado para crescer.

Com estas premissas temos a Porto Seguro (PSSA3). Um negocio excelentemente bem administrado...

Amem!

Nenhum comentário: