sábado, setembro 30, 2006

Guia de Autodefesa do Investidor das Galáxias.

Desde a criação, em 1602, da primeira bolsa de valores do mundo localizada em Amsterdã, existem menos de meia dúzia de mortais cujas mentes foram capazes de contemplar e aproveitar o vasto universo de investimentos em sua totalidade: Warren Buffett, Peter Lynch, Benjamim Graham e Stock Buster são os nomes que surgem de meu cérebro comparativamente ínfimo e insignificante.

Destes poucos gênios das finanças, Stock Buster é, sem duvida, o investidor mais anônimo e desconhecido de todos, embora seja consenso geral que Warren Buffett seja um excelente investidor e jogador de Cricket.
Desde seu cubículo cinzento e quase desprovido de vida, se não for por um pequeno e estranho bonsai que não se sabe a simples vista se esta vivo ou morto, ele (Buster), trabalha incansavelmente pela divulgação e capacitação dos investidores que, esporadicamente, procurem seus conselhos.

O Guia de autodefesa do investidor das Galáxias pretende ser um “guia” simples e rápido que sirva de consulta para o investidor não ser apanhado pelo mercado, pelos analistas inescrupulosos ou por estagiários, estes últimos geralmente não são inescrupulosos, mas são estagiários.

A primeira dica que o guia de autodefesa do investidor das galáxias faz é referente a estratégias ganhadoras: Bruce Pandolfi foi um mestre do xadrez, embora ele tenha um cérebro proeminente e nunca se dedicou aos investimentos, Bruce fez uma grande contribuição a este Guia. (obrigado Bruce).
Bruce identificou quatro comportamentos relacionados com os campeões de xadrez e o dilema do pensamento de Curto e de Longo Prazo:

  1. No olhe muito longe na frente: A maioria das pessoas acredita que a estratégia dos grandes jogadora de xadrez tem como alicerce a analise futura de entre 10 a 15 movidas. Isto não é verdade! Mestres do xadrez só olham para o futuro tão longe quanto eles precisam, isto se resume na maioria das vezes a algumas poucas movidas. Pensar muito longe na frente é perder o tempo: A informação é incerta.
  2. Desenvolva opções e permanentemente revise-as baseado na mudança das condições existentes: Os grandes jogadores consideram seu próximo movimento sem jogar-lo. Você nunca deveria jogar a primeira boa jogada que esta na sua cabeça, melhor coloque ela numa lista, e então pergunte-se se existe algum outro movimento melhor. Fazer comparações é uma forma de melhorar a analise.
  3. Conheça seu adversário: Para ser bom no xadrez também é necessário ser bom em interpretar e ler as pessoas. Os jogadores de xadrez aprendem todo o que é possível sobre seu adversário. Muitos jogadores aprendem a interpretar cada gesto que seu oponente faça.
  4. Procure pequenas vantagens: Voce vai jogar para obter vantagens aparentemente insignificantes, vantagens que seu adversário não percebe ou simplesmente ignora. Devagar, devagar, devagar, as vantagens não significam nada para seu adversário, mas acumule 7 ou 8 delas e você terá o controle.
Pandolfi resume: Minha meta e desenvolver nas pessoas o que eu considero a mais importante forma de inteligência: A habilidade de interpretar as pessoas, e a habilidade de entender-se a sim mesmo. Estas duas formas de inteligência são necessárias para o sucesso no xadrez e... Na vida. (fonte das regras: Cap. 18, “More Than You Know”, Maouboussim)

As regras de Bruce se aplicam ao pensamento e estratégias de investimento de qualquer investidor que agir com inteligência.

Nota do editor: O Guia de autodefesa do Investidor das Galáxias não se encontra a venda em qualquer livraria, seja real ou virtual. E seu conteúdo será liberado aos poucos neste blog.

Outra Nota do editor: Para quem quiser conhecer mais da vida de Bruce Pandolfi, recomendo assistir o filme Procurando Bobby Fisher (Searching for Bobby Fisher). Pandolfi foi o professor de Josh Waitzkin.

3 comentários:

Anônimo disse...

Gostei deste "post".
Os seus comentários consideram a minha teoria de que para investir também é importante considerar a percepção.

Investidora "blink".

Fabio M disse...

Otimo post, Stock Buster...
Nao demora muito vc acaba lançando um livro...

Abraços,
Leitão

Anônimo disse...

La ringrazio per Blog intiresny