domingo, agosto 06, 2006

Tamanho não é Documento

Acredite! Ao menos isso falam as pesquisas...

Desde pequenos somos levados a acreditar no mito de que tamanho é documento. Deve ser alguma coisa inerente ao homem e ao seu inconsciente coletivo que se remonta ao inicio da espécie humana quando ainda as cuecas não haviam sido inventadas... Sei lá que explicação dar... Mas, mesmo que falam que não, a grande maioria de nos acredita o contrario.

Este mito infiltrou-se de tal forma em diferentes âmbitos de nossa vida que muitos, de fato, somos induzidos a pensar que o volumem pode chegar a fazer alguma diferencia.

Pois saibam, aqueles que acreditam nesta blasfêmia, que estão errados. Quem diz e prova isto são os dados contundentes que apresentarei logo em seguida neste pequeno e humilde blog.

Olha só:

Empresa

Valor de Mercado (em Bilhoes de R$)

Rentabilidade 2005 (%)

Rentabilidade 2006 (até agosto) (%)

Vale do Rio Doce

238,7

35,63

10,37

Petrobrás

425,4

56,68

26,24

Perdigão

3,25

70,31

12,07

Porto Seguro

3,15

32,65

65,33

IdeiasNet

0,223

43,29

26,81

(Valor de Mercado: dinheiro necessario para a totalidade das ações da empresa que cotizam na Bovespa).

No quadro observa-se claramente que a rentabilidade das ações da Petrobrás foi apenas superior a rentabilidade da IdeiasNet e inferior a Perdigão. Porém a diferença de tamanho (segundo seu valor de mercado) é absurdamente imensa!

O trio formado por Perdigão(PRGA3), Porto Seguro(PSSA3) e IdéiasNet (IDNT3) teve um desempenho igual ou maior ao duo formado por a Vale e a Petrobrás. Mesmo que o trio apresente apenas um 10% ou menos em terminos de tamanho se comparado com o duo.

A tendência a acreditar que as grandes empresas, como Petrobrás (PETR4), Vale (VALE5) ou IBM(NYSE:IBM) são portos seguros é uma debilidade dos adultos (que acreditam no tamanho). Peter Lynch fala disto no seu livro “Beating de Street”.

A decisão estratégica de construir um portfolio formado por empresas de meio, ou até pequeno porte, eleva a probabilidade de obter um rendimento muito maior que o rendimento do mercado.

Lembre-se desta dica quando você estiver construindo seu portfolio.

...Desmistificando mitos para uma vida mais feliz, completa e enriquecedora!

Um comentário:

Anônimo disse...

Depois de um período perdido na selva em uma busca sem sucesso do eldorado, volto a este Blog e vejo que cada dia mais as informações estão escoradas por exemplificações e fatos e a leitura mais fácil e divertida.
Você está de parabéns Buster!
Estamos de olhos bem abertos para essa semana!! O mercado está em compasso de espera pelas decisões do seu amigo do FED... Os Grafistas esperam quebras de resistências e um breve subida com sustentação que varia de 38000 a 41500!! O que eu acho disso tudo é : Se um fundamentalista tem um boa ação, ele só espera para falar com o grafista "eu já sabia" ... hehheheeh!!!
Vamos as ações!! Talvez seja um bom momento para comprar aquela ação que vc já está namorando apesar da turbulência.
Keep Mining!
Stock Miner