quarta-feira, maio 31, 2006

Investidor Chewbacca

Antes de continuar, por favor, olhe (aqui) para conhecer melhor ao investidor Chewbacca. Lembra dele? Nestes dias podemos utilizar a famosa técnica Chewbacca de investimento estratégico.

Você nunca escutou falar desta técnica? Ótimo! Vou contar...

40 anos antes de o homem pisar na lua, o mundo enfrentava a primeira grande depressão de escala global por causa do Crash da Bolsa Americana de 1929. Nessa época não houve guerra das galáxias, houve guerra em Wall Street.

O crash deixou ao mundo capitalista na berlinda.

Alguns anos depois (+18) Benjamim Graham escreveu seu famoso livro "The Intelligent Investor". Nas páginas densas de seu livro, porem sabias, Graham traça qual a atitude correta que um investidor “inteligente” deve ter quando gerencia seu portfolio de investimentos.

Em primeiro lugar quando se fala de gerenciar um portfolio, temos que lembrar que não necessariamente o portfolio deve estar composto unicamente por Ações. Em realidade ele deve ser diversificado entre 2 elementos financeiros:

  1. As Ações
  2. O mercado de juros, através de Bonos ou Fundos DI e RF.

Graham ensinou a Chewbacca que o investidor deveria sempre balançar seu portfolio entre estes dois vértices.

Como? Da seguinte forma:

  • Estratégia Defensiva: o Investidor aloca no máximo 75% de seus recursos no mercado de juros. E o 25% restante em ações.
  • Estratégia agressiva: o Investidor aloca no máximo 75% de seus recursos em ações. E o 25% restante no mercado de juros.
Quando o mercado esta deprimido e com preços atraentes (com margens de desconto significativas: como agora!) O investidor pode aumentar o peso das ações no seu portfolio (sempre seguindo a regra anterior). Se pelo contrario, o mercado esta atravessando por uma fase de valorização extrema com os valores das ações no limite da ficção, o Investidor pode diminuir o peso das Ações no portfolio e aumentar o peso alocando dinheiro no mercado de juros.

Este movimento deve ser avaliado no tempo. Devida à natureza intrínseca do mercado de ações, que sempre tem associado um grado significativo de volatilidade, o Investidor deve estar atento para não mudar de bando e convertir-se num especulador.

Inicialemente o Investidor pode escolher por começar seu portfolio com uma distribuçao e 50-50.

Pessoalmente, embora sempre tenha esta regra em mente. O pesso do portfolio (entre Ações e Bonos) esta muito relacionado com o fato psicologico e emocional do proprio investidor.
Minha recomendaçao e começar com uma estrategia defensiva e ir aumentando o peso das açoes no portfolio na medida que o Investidor se sinta mais confiante.

Nota Final: Aumentei o peso da Porto Seguro no portfolio (compra de ações a r$37,77).
No proximo posted vou comentar sobre o fechamento de Maio.

Que te a ver Chewbacca com investimentos? NADA!
Mas lembrei dele nestes dias e achei interessante a referencia. Deixo ao leitor tirar suas próprias conclusões.

2 comentários:

Anônimo disse...

Hey Stock Buster great blog! I came across your blog this morning e dispendi alguns quartos de hora lendo your insights .. algo mais depois depois do 31 de maio 2006? ...keep going...
beth
USA

Stock Buster disse...

Hi Beth!
Thanks for reading my Blog, and... Enjoy it!
Costumo atualizar o blog entre 2 ou 3 vezes por semana...

Keeping in touch,
SB.