quinta-feira, maio 04, 2006

A estratégia de Warren Buffett

Warren Buffet não é bobo. Eu sim.

Ele é um dos homens mais ricos do mundo, segundo o ranking da revista Forbes, e segundo sua conta bancaria.

Eu devo estar nesse ranking mais o menos na posição 5.987.231.234, segundo minhas estimativas, se alguém me passa o numero de telefone do editor da Forbes talvez possa ligar para confirmar.

Dos três livros que recomendei neste blog, todos falam direta ou indiretamente das estratégias do Warren Buffett. O Buffett nunca escreveu um livro, no máximo ele escreve (desde 1977) as cartas para os shareholders da empresa BERKSHIRE HATHAWAY que ele administra.

Afortunado foi Buffett que fez um curso e trabalho na empresa de Benjamin Graham. O livro de Graham (cuja primeira edição foi 1947) traz o prologo de Warren Buffett. Prologo que foi publicado pelo Graham, mas que na realidade Graham detestou. (Devem ser coisas do chefe)

Desde 1977, o maior investidor do mundo (W. Buffett) desafia a todos os administradores de fundos e investidores individuais a obter um retorno sobre o investimento de no mínimo 50% ao ano. Isto significa que se você investiu 10.000u$ em 1977 (atualmente o mínimo requerido para investir no fundo de Buffett é de 1.000.000u$) trinta anos depois (no 2007), se os cálculos estão certos, você terá 327.680.000u$.

Mas qual a formula secreta do senhor Buffett para conseguir este retorno sustentado durante tantos anos, independentemente das flutuações do mercado?
Bom, isso é mais secreto que o Santo Grial.

Das operações realizadas pelo Buffett nos últimos 30 anos podem-se extrair alguma das estratégias adotadas pelo grande investidor. (Estas estrategias estão relatadas no livro The Warren Buffett way)

Basicamente, Warren adquire companhias que:

  1. Tenham solidos balanços e poucas dividas;
  2. Tenham um negocio rentavel com bom gerador de caixa;
  3. E sejam administradas por executivos "outstandig".
Certa vez perguntaram para Buffett qual o real motivo que o levou a comprar ações da Gillete Co. quando nadie investia um tostão na empresa. Ele, simplesmente respondeu, que comprou ação da Gillete porque milhões de americanos trabalham todas as noites em casa para na manha seguinte utilizar produtos da Gillete!

Outras premisas importantes utilizadas por ele, são:
  1. Adquirir empresas com grande potencial de crescimento;
  2. Warren geralmente adquiere empresas que dificilmente estejam na moda em Wall Stret, e mais possivelmente ainda nenguem nunca escutou falar dessa companhia antes.
E o que podemos fazer nos, simples mortais habitantes deste planeta?
Dificilmente podamos utilizar todas as tecnicas que o Buffett utiliza. Por exemplo, eu já liguei varias vezes para o presidente da Simantec Co. nos Estados Unidos tentando marcar uma reunião para que ele me conte, pessoalmente, sobre os planos da empresa nos proximos anos. Warren Buffett pode fazer isto! Eu nao consegui até hoje.

Mas nos temos uma pequena vantagem sobre o Warren. Estreita o suficiente como para poder peitar ao cara de igual a igual. (no referente a retorno).

Vôce esta prestando mais atenção agora?

Nos temos a possibilidade de comprar ações de pequenas empresas. Pequenas mesmo, se comparadas com as grandes como por exemplo uma CVRD ou uma Petrobras. Empresas que possuem um valor de mercado menor a 1.8 bilhões de reais. Estas empresas são chamadas de Small Cap.

Buffett não pode comprar este tipo de empresas. Simplesmente porque o estatuto do fundo que ele adminstra o proibe.

Dentro deste grupo de empresas podemos achar na Bolsa de Valores de São Paulo, a:
  • ALL (com valorização de 225% desde 25/6/04)
  • GOL (com valorização de 199% desde 24/6/04)
  • Porto Seguro (com valorização de 98% desde 3/2/05)

Geralmente, os investidores que procuram empresas classificadas como Small Cap, olham mais para a historia da empresa e o pontencial que ela tem, que para fundamentos.


2 comentários:

Anônimo disse...

Sr.Buster,
Genial o seu texto sobre Warren Buffett, bem como a analogia que você faz com os pobres mortais. Acompanhando o seu portfólio eu diria que você sim pode compra das empresas chamadas small cap. Eu, apesar de usar o blink nos investimentos posso dizer que meus investimentos se concentram nas empresas do grupo little, little smaller cap.
Parabéns, gostei muito do texto de hoje.
Investidora Blink

Anônimo disse...

Buster,

Essa com certeza é a estratégia. Seguindo o provérbio que nao tem nada a ver com isso mas me parece adequado no momento :
"Play with the best, die like the rest". Bom se ficarmos a mercê das Big Ships, seremos mais um na multidão. Agora, se quisermos a explosão do capital (1000%) temos de focar nas evoluções consideráveis de empresas pequenas que têm para onde crescer.
Keep Mining!
Stock Miner