domingo, março 08, 2009

Os Primeiros 100 Minutos.

… Dos próximos 2.628.000…
A vida é repleta de ciclos. Um na seqüência de outro, permanentemente se complementam, se interagem, se bifurcam e se fecham, dando inicio a outros...

O mais longo de todos é o da própria vida.

Na minha opinião pessoal, 99% destes ciclos são não planejados. São obras de nossas crenças (sejam elas Deus, o Destino, o Buda, o Acaso, ou porque simplesmente estava assim escrito).
O 1% restante são nossos projetos pessoais (que incluem nossos sonhos de vida, profissionais, amizades, família...).

O curioso é que cremos que controlamos muito mais do que 1% destes ciclos, mas na realidade, estamos muito equivocados. Mesmo o 1% desses ciclos possuem variáveis que fogem totalmente do nosso controle.

Na economia e nas finanças as coisas não são diferentes. Ciclos se fecham e abrem com periodicidades variáveis, dificilmente controlados por ações especificas, são sim conseqüência de um conjunto de atos executados por nos mesmos (os seres humanos que agimos muitas vezes de forma pouco previsível).

Venho sugerindo nas últimas postagens que o atual período, que requer prudência, é uma excelente Oportunidade de Compra. Mas a afirmação parece, para muitos, algo tão impossível como querer entrar no sambódromo com uma escola de samba pela contramão!

Minha sugestão não fica só nas palavras. O fato é que continuo aumentando os pesos das empresas da Plantação.
Porto Seguro e ComGas, são duas empresas nas quais estão prestando particular atenção. Ambas são excelentes pagadoras de dividendos. No caso de Porto Seguro, que apresentou seu balanço final relativo ao 4T08, o lucro por ação foi R$1,26.
Considero estratégico colocar num portofolio de ações empresas que sejam boas pagadoras de dividendos. Ainda mais em tempos de crise, como os atuais, o fluxo gerado pelos pagamentos do produzido no portfólio podem vir a reduzir as perdas registradas do capital investido.

Não estou dizendo que unicamente deve-se investir em empresas que sejam boas pagadoras de dividendos. Se a empresa reteve os lucros e só paga o mínimo exigido pela lei Brasileira (que é 25% do lucro), e reinveste positivamente o dinheiro dos acionistas gerando mais lucros no próprio negocio. Bom, isso definitivamente é algo bom para os acionistas, que verão o retorno do capital investido crescer através do próximo pagamamento de dividendos e da própria valorização da ação.

Se o investidor possui um horizonte de longo prazo, no qual o acumulo de ações de uma determinada empresa acontece ao longo do anos. Isto significa que o pago de dividendos representara um valor absoluto que não é desprezível.
Seguindo com o exemplo da Porto Seguro, quem possui 10.000 ações da empresa, recebeu durante o exercício de 2008 R$12.000 em conceitos de dividendos.

Por que não então, o investidor, pode ter como objetivo atingir esse número de ações... ou mais?

As decisões que tomemos neste período, vão se refletir no médio e longo prazo.
Obama sabe disto... Você também sabe?

Boa Semana, Bons Negócios.
(Fonte imagem: MAD)

Nenhum comentário: