domingo, março 15, 2009

Alocação de Ativos (1).


É quase unanimidade que o conjunto de opiniões e noticias que chegam aos investidores são catastroficamente desalentadoras e, porque não, até de certo teor pornográfico.

É difícil achar um título nos jornais que fale: Citigroup sobe 74,5%!
Mas de fato em 13/3/09 as ações do Citigroup fecharam a U$1,78 por ação, contra U$1,02 de 5/3/09.
Em contrapartida vemos que os jornais insistem em destacar que as moribundas ações do banco custam 3,2% do que custavam em Maio de 2007 (U$54,80), ou 8,2% do que custavam em Maio de 2008 (U$21,72)...

Não vamos culpar os jornais por isto, sejamos honestos e concordemos que como seres humanos temos uma certa tendência natural a viver os períodos de euforia hiper euforicos, e os períodos depressivos hiper deprimidos.

Como se isto não fosse suficiente, sabemos que hoje em dia é muito simples acompanhar as cotações do mercado em tempo real. Quem já não ficou hipnotizado olhando para a telinha vendo como os números se atualizavam em rápidos piscares verdes/vermelhos?
Não vou vir aqui explicar o efeito que causa consultar constantemente o saldo acumulado do portfólio. Seja qual for seu sentido de acumulação... (acumulo de perdas, acumulo de ganhos).

O problema de seguir uma abordagem deste tipo é que assim fica muito difícil enxergar o bosque. Se você navega diariamente pela pulsação do mercado, suas cotações e noticias, dificilmente você conseguira traçar uma estratégia que permita analisar a atual situação com maior perspectiva e tranqüilidade.

Você nem imagina como as coisas podem ficar estragadas se você baseia suas decisões seguindo ao Mercado. Se você já imagina, então você deve estar 100% de acordo comigo.

Eis aqui o ponto que eu queria chegar.
O investidor aloca seus ativos permanentemente. Isto é, aloca seu dinheiro (recursos) em ações ou títulos de renda fixa.

Mas, infelizmente as coisas não são tão simples assim.
Por exemplo, podemos escolher o time que esta em primeiro na tabela do campeonato brasileiro de futebol, e ficar trocando de equipe, escolhendo sistematicamente o que se encontra na primeira posição.
Sem duvidas, no final do campeonato estaremos torcendo pelo time que é campeão. Não é lindo!?

Salvando as distancias, você já tentou fazer a mesma coisa no mercado de ações?

Boa Semana, Bons Negócios.

Nenhum comentário: