quarta-feira, fevereiro 25, 2009

Planus Econômicus Estimulus Obama’s

O Guia de Autodefesa do Investidor das Galáxias, esclarece:
“Cuidado, em caso de cheque em branco, fechar a conta imediatamente”.

O Presidente Obama conseguiu mais uma épica aprovação de mais um épico pacote de estimulo para a combalida economia americana, pelo épico valor de U$780 bilhões.
Mas, é consenso que o épico buraco continua aberto sugando dinheiro e o final da crise ainda não se vislumbra, mesmo com o esforço dos governos nacionais.

Neste contexto, adverso e com constantes surpresas negativas, como a débâcle do Dow Jones que retrocedeu para valores de 1997 (em 23/2/09).
Temos que pensar nas alternativas.
Quais alternativas são essas?

Inicialmente, acredito que liberar uma dose de testosterona poderia ser um bom começo para abaixar um pouco o nível de estresse e preocupação geral.
Acompanhe-me, funciona da seguinte forma:
“Como é que essa merda de Dow Jones volta cair dessa forma. Aqueles idiotas estão vendendo essa bosta de ações a qualquer preço, e colocando a merda do dinheiro que obtiveram em que? Em títulos do governo Americano que pagam 0,25% ao ano? Ou, comprando Ouro e pagando valores elevados pelo metal?”.

O que alguém poderia responder:
“O idiota é você que ainda esta com essa merda absurda de plantação ressecada, que do meu ponto de vista, nem que chova um dilúvio vai voltar a crescer!”.

E por aí vai... (entende?).

Uma outra alternativa é a de tentar colocar os fatos (no preto e branco) e confiar em vislumbrar a luz no final do túnel.
Claro, você pode estar chutando que a luz é o famoso trem, e eu complementaria dizendo também que a luz pode ser até do próprio Deus. (já pensou?... Vem cá meu filho!).

O pacote que Obama conseguiu aprovar de U$787 Bilhões, já disponibiliza um cheque de U$1,4 triliões se levamos em consideração o pacote aprovado por Paulson em Outubro de 2008 (U$700 bilhões).

Nestes últimos meses o governo Americano foi comprando os malditos títulos podres e vai saber qual o preço que eles estão pagando pelos títulos.
Amanhã o governo decidiu iniciar o “stress teste” para saber qual o capital necessário que deve ser colocado em cada uma dos 20 principais bancos Americanos.


Agora estão discutindo nos Estados Unidos aumentar a participação do governo nos Bancos (e porque não em outro tipo de industrias). Basicamente, Obama diz: Eu te ajudo, mas quero parte das ações de sua empresa em troca.


Pois é isso aí Camaradas. Até Paul Krugman (atual prêmio Nobel de economia) concorda com esta linha. E, na verdade, não parecem existir muitas alternativas válidas que de alguma forma terminem reconquistando a confiança perdida e restituindo a devida energia à economia Americana e ao mundo.
Só, não pode pegar a ideia por estes lados do planeta. Já pensou?

Vamos deixar aqui registados alguns fatos importantes:
  • Em 1997 o PIB Americano era de U$8,4 Triliões.
  • E o índice Dow Jones daquela época foi de 7.965.
  • Em 2008 o PIB Americano foi de U$14,4 Triliões. (Estimado)
  • O Índice Dow Jones esta em 7.114 (fechamento 24/02/09).
Tem alguma coisa que não fecha?

Umas das melhores contribuições que tivemos nestes últimos tempos foi a do site addictingames.com. Com seu jogo: O Resgate do Bilhão de Dólares.
Eles criaram um jogo (grátis) no qual você recebe U$1 trilião virtual, com esse dinheiro você poderá ajudar a sedentos proprietários e empresários que solicitam dinheiro incansavelmente. Você tem 2 minutos!
Ironicamente, não resolve nada, mas você vai entender claramente qual o problema e vai se entreter um tempão!

Boa Semana, Bons Negócios.


2 comentários:

Anônimo disse...

Concordo que as coisas não casam. E te dou uma explicação. O capitalismo é assim. Em 1997 aquele montante de PIB bastava, mas com esse crescimento autofágico, o mesmo montante é merreca para 2009. "Se o país, empresa ou setor não crescem sempre, a economia não movimenta", dizem. Pois isso é loucura para mim. A sustentação é movimento, pois se levarmos em consideração a gravidade, é necessário grande esforço para se sustentar, em analogia.
Para se sustentar na economia são necessários empregos, recursos, matérias-primas e investimento, oras. Quando será que os grandes irão perceber que sustentar é manter, e que a energia necessária para manter mantém toda essa cadeia economica de fornecedores, mercado, mão de obra e até desenvolvimento.
É hora de parar para pensar com sustento, para achar o equilíbrio e ai sim saltar para o próximo estágio, e não para cair novamente.
Abraço e sucesso na plantação
Stock Miner - Keep Mining

Leonardo de Araújo disse...

Uma outra dica de joguinho é o
www.thebailoutgame.us .
Diveti-me muito com ele, especialmente com os diferentes Allan Gresspain que aparecem.
Que tal brincar de presidente do FED?
O mais legal é quando você nega a grana e os prédios explodem, risos, um banco imobiliário às avessas (ou "falência imobiliária", sic, risos).
Dica de filme para ver depois do jogo: Clube da Luta. (Mais risos).

Brindes
Leonardo
vivaovinho.blogspot.com