domingo, janeiro 25, 2009

Mercado Kamikaze.

Em nossa constante e árdua tarefa para nos enriquecer, sempre, invariavelmente, aparecem obstáculos no caminho. Podemos dizer que esta é a única constante da qual temos certeza, o resto que é o resto, não deixa de ser menos importante. Investir é, inicialmente, muito estudo e pesquisa, ainda mais perseverança e a habilidade de nunca deixar de aprender com os erros do passado. Lembrando que como humanos, fatalmente, podemos tropeçar duas vezes na mesma pedra.
Dito isto, saiba que mesmo assim, nenhum lucro esta garantido.

Voar a 3 erros de altura nos garante que uma manobra errada não derrube nosso aeromodelo. (contribuição de meu antigo professor de voo RC).

Em Julho de 1997 (há mais de 10 anos) o Índice Bovespa estava em 13.494. Em Setembro de 1998 o mesmo índice estava em 5.398.
Foi uma queda de 60%!
O motivo do crash, foi a quebra da banda cambial e o inicio do cambio flutuante, lembra?

Em Maio de 2008 o Índice Bovespa estava em 72.593. Em Novembro de 2008 o mesmo índice estava em 31.251. Desta vez a queda foi de 56,95%!
O motivo do crash, a propagação da crise de crédito Americana para o resto do mundo e a quebra do Lehman Brothers que abalou a confiança no sistema financeiro.

Ambos eventos catastróficos no mercado não são diretamente comparáveis. Mas algumas estratégias podem ser testadas.
Primeiramente podemos corroborar a importância do investimento de longo prazo.
Os ganhos de um investidor nesse período variariam de 131% até 1.244%, dependendo do momento que entrou na bovespa e do momento que saiu.

(Por exemplo, no pior caso nosso investidor hipotético A (paciente sem timing) entrou no mercado quando a Bovespa estava em 13.494 e vendeu tudo quando a Bovespa estava em 31.251. Acumulou lucro de 131%.).

(clique no gráfico para aumentar a imagem)

Em segundo lugar, podemos corroborar que é depois da queda Kamikaze do Índice que a possibilidade de comprar com uma boa margem de segurança aparece de forma mais visível.
Curiosamente é na atual fase da crise que muitos investidores (feridos) relutam (até previsivelmente) em retornar ao mercado, ou mesmo continuar nele...

Por que estes mesmos investidores não vacilaram em entrar no mercado quando o avião estava ganhando altura?
Jason Zweig (em Your Money and Your Brain) diz que é por causa de que nosso cérebro analisa enganosamente o mercado passando a falsa sensação de que é mais previsível.
Isto explica, segundo Jason, porque muitos compram na fase de alta, quando vem acumulando ganhos e sentem (falsamente) que descobriram o padrão do mercado...

Nesta semana, como tinha sinalizado, comprei mais ações de ALL a R$7,90 para a Plantação.


Boa Semana, Bons Negócios.

4 comentários:

Gui Rodrigues disse...

Grande Stock! Queria te fazer uma pergunta... Eu até já cogitei imitar a sua Plantação, mas percebi que seria insensato, ainda mais porque estou no início na minha própria Plantação, e imagino que simplesmente te imitar não me traria grande aprendizado...

Então pergunto: você segue alguma fórmula objetiva para descobrir qual papel entra na Plantação? O que você acha do "feeling"? E como você decidiu continuar comprando Ideiasnet e All, em vez de partir para outras possibilidades, foi porque estas compras já estavam planejadas ou porque percebeu que ainda seriam, entre todas as ações na bolsa, as mais promissoras?

Eu sinto uma inclinação pessoal pelo modelo do Greenblatt, que faz um ranking entre as ações considerando alguns múltiplos, mas fico achando que falta alguma coisa...

Enfim, não tive pudor em te fazer essas perguntas porque já te considero íntimo :) Ah, e me desculpa pelo comentário tão longo.

Grande abraço!

Gui Rodrigues

Stock Buster disse...

Ola Gui Rodrigues,

Bom, a explicação da plantação e sua estrategia esta distribuída ao longo do blog desde seu inicio, tentar resumir ela nesta janela de comentarios é um desafio.

Primeiro: Nunca me imite. Alias, nem a mim nem a ninguém!!! Isto é fundamental. Voce tem que escolher onde aplicar seu dinheiro utilizando suas próprias analises. Seja ela qual for... seguramente voce vai iniciar por um tipo x e migrar para um tipo y na medida que voce vai aperfeiçoando seu método.

Segundo: As empresas da planatação sao empresas que eu acredito tenham excelente retorno no longo prazo. (claro, que sempre posso estar totalmente errado).
A rotatividade na plantaçao é baixa, Sairam GOL, EMBRAER e LIGHT (Só).
Na verdade o portfolio estava rendendo excelente, me media 47% ao ano. Mas, a crise bateu forte.

Terceiro: considero que as empresas da Plantaçao estao com suas cotações bem baixas. na minha opinião, ALL, Perdigão, ComGas e Ideiasnet estao subavaliadas pelo mercado. Mas por causa da crise, que por causa de seus proprios resultados... (ao menos por enquanto).

Quarto: Recomendo voce aprofundar em analise fundamentalista... sou suspeito porque eu sou um grande seguidor...

Bom... mantemos contato...
Stock Buster.

Gui Rodrigues disse...

Valeu mesmo pela atenção! Esse mês o salário cresce, pois deixei de ser estagiário, e já passou da hora de decidir pra onde vai meu primeiro pagamento ;)

Grande abraço

Stock Buster disse...

Gui Rodrigues,

Quinto: Cuide de seus investimentos como você cuida de seu salário!