domingo, setembro 21, 2008

Fogo de Chão (na Bovespa).

(cartoon: cartoonstock.com)

E chegou o dia de um espetacular crash na bolsa (em câmera lenta), que é como talvez seja referenciado este período no futuro. Porque em teoria isto é o que significa um crash do mercado, uma queda abrupta maior ou igual a 20%.
Desde seu máximo de 73.517 (20/05/2008) a Bovespa deslizou –37,55%. Tem quem compare o estrago com a Grande Depressão de 1929, mas na verdade ainda estamos longe de alcançar seus níveis de intensidade. Só para iniciar a comparação, naquela época o Dow Jones ardeu durante onze meses um total de –87,52%, sem falar que os estragos gerados na economia real demoraram duas décadas para se recuperar (aumento considerável do desemprego, fábricas e industrias fechando por todos os lados, bancos quebrados em cada esquina... etc).

Hiper breve resumo ao limite da bancarrota:
Ajudaram ao Bear Stearns; Ajudaram a Freddie Mac e Fannie Mae. Deixaram quebrar ao Lehman Brother (ainda ninguém entendeu bem porque?). Resgataram ao AIG... quem será o próximo?

Outro grande fator diferencial é que o FED de 1930 não tomou nenhuma ação para tentar diluir ou contra-restar a crise, 80 anos depois a historia esta sendo escrita de forma diferente. Claro, torcemos para que o final também seja diferente. Os amigos de Washington abriram a carteira no salão oval e fizeram uma vaquinha de mil milhões de milhões (u$700 bilhões)... (e ainda gritaram truco!).


... Como efeito imediato: Disparou a euforia.

Você lembra quando abordei os estágios de uma crise financeira na postagem: O Estagio Crítico (23/03/2008)? Se estiver certo, devemos entrar agora num período de quietude (de duração indeterminada).

O que tem acontecido na Bovespa, nos últimos meses, é um processo constante e gigantesco de busca por liquidez que tem forçado os investidores (principalmente estrangeiros) a praticamente “liquidar” seus ativos (ações). No inicio da semana (15/09) o assunto recrudesceu rapidamente, a Bovespa teve uma queda histórica, o Ouro teve uma subida histórica, e o Dolar aumentou 18% forçando o BC a voltar a emprestar títulos nesta moeda para evitar que a desvalorização continuasse.

18/9 Comprei ações de IDNT3 a R$3,60. Como já tinha antecipado por aqui, no meu ponto de vista é momento de aproveitar (prudentemente) os grandes descontos que a crise esta oferecendo.
As compras não pararam por aí. O problema é dispor de caixa para poder fazer estas compras, o time não sempre é o que gostaríamos.

Quero destacar a importância de tirar proveito (o maior possível) dos momentos atuais. Ricos em experiências, atitudes, reflexões, temores, preocupações e ansiedade.

Você tem dinheiro no mercado? Então, meu caro colega, você esta de alguma forma pagando para aprender uma das mais importantes lesões de investidor que é a de conhecer-se assim mesmo. Se for caro ou não depende, mais uma vez, pura e exclusivamente de você.

Lembra daqueles testes, extremamente difundidos, para descobrir qual é seu perfil de investidor? Pois saiba, que não tem melhor teste para conhecer seu perfil que o atual!

É surpreendente como as pessoas podem ser corajosas nesses testes... Mas, diante da cruel realidade se comportam de forma oposta às respostas que deram.

Desta forma, é recomendável que, antes de você tomar suas decisões de investimentos, lembre qual foi na realidade seu comportamento diante de períodos turbulentos como os atuais. Acredito fortemente que esta simples dica vai fazer que você ganhe/poupe seu dinheiro.

Ainda estamos em turbulência... assim seja prudente.
... Não esqueça de desfrutar um bom churrasco com amigos.

“Ter foco no negócio resulta mais lucrativo que ter foco no preço da ação. (W. Buffett)”.


Boa Semana, Bons Negócios.


2 comentários:

Anônimo disse...

Stock buster

vc já analisou seu portifolio com o pessismo? Pra saber qual seria a situacao economica que seria desfavoravel para seu portifolio?
Imangino que se a crise se instaurar e chegar até o Brasil as empresas podem sofrer...é verdade?

pessimista...

Anônimo disse...

Parabéns pelo post!

Elevador
Elevadores