domingo, julho 27, 2008

Que você espera quando você investe?

A resposta é obvia. 100% das pessoas esperam ganhar dinheiro!
Não conheço ninguém que invista com a expectativa de no final retirar menos dinheiro do que investiu no inicio.

Existem inúmeros caminhos para obter sucesso nos investimentos. Se isto não fosse assim, e uma única formula fosse a formula para o sucesso, então não existiriam tantos investidores no mundo que conseguiram atingir seus objetivos utilizando as mais diversas e variadas estratégias.
Posso citar, em sem duvidas você irá concordar, a Warren Buffett e George Soros, a Peter Lynch e Philip Fisher, a Eike Batista e Abílio Diniz. Eles são todos grandes investidores e empreendedores de estilos bem diferentes.

Como investidor, uma de minhas principais metas no portfolio da Plantação é a de lembrar-me permanentemente que os grandes retornos em dinheiro se obtém no longo prazo.

Se minha expectativa é a de que a Plantação se transforme em um portfolio de Um Milhão de Reais, ou Um Milhão de Dólares; Devo ter bem claro que isto vai levar algum tempo (cinco ou dez anos), o próprio Warren Buffett avalia a performance de seus investimentos em períodos de 10 anos.

Essa é minha escolha é meu estilo de investir. Quando uma empresa ingressa na Plantação é para permanecer por um longo período de tempo. Um fato que pode fazer que uma empresa saia é que as condições do negócio mudem radicalmente e não existam perspectivas para recuperar-se no médio prazo.

Desta forma, na Plantação não veremos empresas entrarem e saírem logo de uma semana, ou cinco semanas, ou de três meses, ou seis meses.

Gostaria de refletir brevemente sobre esta meta, que eu acho que tem muito a ver com você, já que tento ajuda-lo a atingir o Milhão de Reis em seu portfolio.
Eu realmente acredito que é possível de acumular este valor (e até mais), e por este motivo tenho falado desde o inicio deste blog que ter um plano para poupar seu dinheiro, ser fortemente disciplinado nos investimentos e procurar atingir grandes retornos durante longos períodos de tempo; são elementos fundamentais para obter sucesso.

Desde Novembro de 2007 e, durante estes meses caóticos, tenho aumentado a quantidade de ações de Ideiasnet em 37,31% e as de Perdigão em 15,03%. (Isto significou aumentar o capital investido na Plantação em 24,97%).


As compras não foram porque eu esperava que o preço de Ideiasnet disparasse no curto prazo. Foram sim, porque aproveitei as grandes quedas que o preço sofreu durante esse período. (mesma coisa com Perdigão).


Com isto não estou dizendo que minha estratégia é a melhor ou é a única. Nada disto!

Como falei no inicio existem inúmeras estratégias e eu incentivo você a criar suas próprias analises e seu próprio processo de investimento.

... Falo processo, porque também acredito fortemente, que se focar no processo é muito mais rentável que se focar no resultado de curto prazo.


(rendimento, de r$1000, na Plantação de Junho de 2004 até julho de 2008, clique na imagem para aumentar)

Depois de que a Plantação atinja o Milhão, porque não atingir Dez Milhões nos próximos dez anos? ou Cem Milhões nos próximos vinte anos?

Boa Semana, Bons Negócios.

...
Pensamento Sudoku da semana. #1, nível fácil: A diminuição no número de acidentes de trânsito, por causa direta da lei seca, deve impactar positivamente os resultados da Porto Seguro aumentando seus lucros...

4 comentários:

Anônimo disse...

Stock-buster,
nao pude deixar de ler o comentário de Fred a umas semanas atras e nao comentar.

Parece mesmo que seus ultimos post tem sido uma auto-afirmação da sua estratégia.

Acho que seus posts deveriam ser ter mais relacionamento com os estudos que realiza nas empresas. Nao quero de maneira nenhuma "chupinhar" o que sabe das empresas da plantação, mas todos blogs que leio dao informações sobre o metodo do escritor, seja ele analise tecnica ou analise fundamentalista.

"Quem quer ficar rico no em um dia acabará enforcado!" Leonardo da Vinci

Temos que ter sempre a visao de longo prazo na cabeça, isto não significa que não devemos vender nossos ativos.

Acho que mais arriscado que tentar vender e comprar mais barato seja comprar e nao vender. Minha opniao.

Sempre leio seu blog e gosto muito.

nos falamos

Jefferson

Stock Buster disse...

Jefferson

Obrigado pelo seu comentário. Embora, reitero, nao se trata de auto-afirmação e sim de trazer postagens que acredito sejam interessantes no momento...

De qualquer forma, saiba que seu comentário e o de Fred não passaram desapercebidos para mim, assim que tentarei per-correr um pouco do caminho que você esta sinalizando nas próximas postagens.

grande abraço,
obrigado,
Stock Buster,.

Anônimo disse...

Stock-buster

Estou lendo atualmente um livro interessante do Bastter, Investindo com Opções. Ele trata investimentos com buy & hold e remunera a carteira com opções. O mais interessante é que ele fala sobre os trades. Diz que o maior problema dos trades não esta no metodo, mas sim no mal que faz a saude, na preocupação que causa.

Desta forma vc provavelmente deve ser uma pessoa muito menos tensa com o mercado que os que compram e vendem sempre! :)

Embora não tenha nada a ver com estratégia operacional, acho que este é o PONTO! Não acabar com sua saude independente da estratégia!

Abracos

Jeff

Stock Buster disse...

Olá Jeff,

O livro de Bastter é excelente. Eu já li ele no ano passado. Por sinal, foi o melhor livro de opçoes que li.

A estratégia dele é muito interessante, e o msg de vida que ele transmite baseado nas suas próprias experiências são muito valiosos para o leitor.

Como voce, eu concordo plenamente à filosofia do Bastter. Saude é esencial...

grande abraços,
mantemos contato,
Stock Buster.