domingo, julho 13, 2008

Método Sudoku de investimentos.

É possível que este ano você não esteja satisfeito com o desempenho de seus investimentos... É possível mesmo?
... É sim!

Quando você se lembre no futuro, deste ano, destes meses, você indefectivelmente irá lembrar as decisões que você tomou. Se você vendeu suas ações, vai se lembrar (de um jeito)... E se você comprou, vai se lembrar também (de outro jeito). A questão reside em que unicamente uma de essas duas decisões terá sido correta e fará com que você se senta do jeito apropriado e em linha, logicamente, com sua decisão.
... Qual?

É por este motivo que hoje vasculhei no Guia de Autodefesa do Investidor das Galáxias, procurando achar um indicio. E o que achei foi a incrível abordagem do método Sudoku de investimentos. O nome Sudoku ® é a abreviação japonesa para a longa frase, suuji wa dokushin ni kagiru (数字は独身に限る) que significa os dígitos devem permanecer únicos.

O método Sudoku de investimentos (® em trâmite), é a abreviação japonesa para alguma coisa que ainda os próprios japoneses não conseguiram traduzir, desta forma deixemos a explicação de seu significado para outra oportunidade. O importante é entender a sabedoria milenar que habita na sua simplicidade.

Se você ainda não jogou Sudoku, recomendo que comece tentando por um fácil, só para entender as regras do jogo e ter a imensa satisfação de resolver um! Porque, meu caro leitor, quando você encare um Sudoku de nível difícil, dificilmente você consiga vencer sem errar.

O Sudoku é interessante porque estimula e exercita o pensamento “espacial”. Isto é, é necessário analisar varias linhas de raciocino para poder chegar a conclusão de qual numero é o correto em uma determinada cela do quadro.

Trazer esse exercício para nosso mundo de investimentos pode resultar numa ferramenta efetiva na hora de analisar uma determinada empresa ou setor. Avaliar o desempenho da empresa é importante, mas não é suficiente. Uma analise “espacial” sobre os rumos da macro economia, dos indicadores econômicos como a inflação, taxa de juros, dólar, indicadores de consumo, crédito e nível de emprego, e o cenário político.

Os negócios da empresa estão inseridos num contexto, entende-lo ajuda ao investidor a tomar a decisão mais apropriada.


Você pode iniciar o exercício lendo o relatório MD&A 2008 de Ideiasnet. (baixar documento aqui).

A semana continuará conturbada e turbulenta... Fique atento às oportunidades... Ou, treine seu Sudoku.
Boa Semana, Bons Negócios.



2 comentários:

Fred disse...

Sr. Buster,

no dia 18 de maio, postei um comentário comentando a possível baixa no mercado com base nos indicadores macro-economicos.
De la pra cá, o senhor viu a ação da IDNT3 (core de seu portfólio) cair de 7,4 para 5,9 (-20%).
Isso representa que seu porftfólio foi de x para 0,8x. Sendo que para retornar para x seu portfólio terá que ser remunerado em +25%. Este é o raciocínio...
se vc perder 50% de seu portfólio terá que ganhar 100% para retornar ao estado anterior.
Portanto, não estamos no mercado para perder dinheiro. O senhor está? Será que não está aplicando em si mesmo o paradoxo na segurança apostando em um longo prazo incerto?
Por fim, o sr. disse que apenas uma das decisões levará a felicidade... vender ou comprar... mentira!
o senhor pode ficar ai na ponta compradora e dar certo no longo prazo, porém aquele que não descer a escada com o mercado, mantem o capital e aproveita qdo o mercado começar a reagir para ir as compras, também será feliz. Parece-me que ultimamente seus posts estão sendo uma auto-afirmação para vc mesmo da sua estratégia. Esta com duvida sobre a eficiencia ou eficacia dela?

espero que o senhor autorize este post a ir ao ar visto que o debate de idéias é engrandecedor para todo mundo.

abçs e boa sorte..

Stock Buster disse...

Olá Fred,

Eu diria que vi cair IDNT3 de 9,94 para 5,12; e isso foi uma queda e tanto!

Diria tambem que subscrevi no mês passado mais açoes a r$6,70 e ontem fecharam a 5,94. Nao pareceu um bom negocio... Certo?
Voce concorda que comprar em momentos de baixa tem o risco de comprar e ver o valor cair no dia seguinte...?

Fred, espero que voce tenha conseguido marcar ao mercado da forma que voce esta falando no comentario. E que voce tenha saido no momento certo (e exato). Eu definitivamente nao consegui, nem tentei.

... Pode acreditar que nao preciso escrever um post todos os domingos para auto-afirmar minha estratégia, Fred. (seria muito fácil).

Pode ser que esteja errado, faz parte do constante aprendizado.

No passado aprendi que comprar caro custa muito mais do que caro. Entao, procuro comprar barato sempre que acho os preços baratos.
Infelizmente, costuma ser em periodos de crise.

Se voce quiser compartilhar sua estratégia comigo e o resto dos leitores, o canal esta aberto para o debate de ideias engrandecedoras...

(sempre que falemos com respeito).
Fred, nao vejo motivos para nao autorizar seu comentario.

Abraços,
mantemos contato,
e boa sorte para voce também!