domingo, julho 06, 2008

Keep Walking.

Os primeiros dias do mês de Julho foram tão ruins como o mês completo de Junho, que por sua vez foi ruim como o primeiro semestre de 2008.
O porfolio “A Plantação” foi atingido pelas constantes oscilações no mercado. Sejam positivas ou negativas.

O tamanho da confusão é generalizado, embora os prognósticos para 2008 sempre foram pesimistas, eu mesmo neste blog (humildemente) falei que o ano sería complicado.

Não é a primeira vez que vivemos um período de agitação como este, no qual o número de más noticias e o número de pessimistas, supera amplamente ao número de boas noticias e de otimistas. Não é para você classificar-se de um lado ou de outro, na verdade isto pouco importa nestes momentos... O que realmente importa é se você vai conseguir tirar proveito desta crise. Qual será sua atitude?

Se você, esta no grupo dos investidores que permanecem no mercado, deve estar sentindo o sangue escorregar como areia. Confesso que este é um fato que me incomoda, mas não me desanima. Muito pelo contrario.

Teve um leitor que me comentou que eu sempre opero na ponta compradora, comentário que esta desbordado de verdade. O dia que pense em fechar as posições será porque: Ou atingí meus objetivos; Ou o mercado terá um longo período de estagnação (e não vale mais a pena ficar nele tentando ganhar dinheiro).

Veja no quadro um breve histórico das ultimas crises financeiras que impactaram na Bovespa (para visualizar melhor clique no quadro):

Em 2002, bem antes deste blog existir e da Plantação chamar-se Plantação. Eu estava fora do mercado de ações e todos meus investimentos estavam focados em Renda Fixa e fundos cambiais. No 2003 comecei a investir no mercado a traves de um fundo de ações composto por ações do Ibovespa. A estratégia foi investir nesse fundo de ações até 25% do patrimônio que tinha na época para investir.

Em 2004, especificamente em Junho, sai do fundo de ações, resgatei parte do fundo de renda fixa e iniciei a Plantação. (operando diretamente na Bolsa a traves de um Home Broker). Nessa época a distribução ficou 65% Renda Fixa, 35% Ações.

Desde aquela época até agora, os investimentos foram direcionados para a Plantação. A distribução atual é de 26% renda fixa, 74% ações.

Isto respeita uma regra fundamental de Benjamim Graham, que diz que o Investidor Intelligente não deve investir mais do que 75% em Ações/Títulos e 25% em Títulos/Ações.

O pêndulo deve oscilar de um lado ou de outro, dependendo das expectativas que o investidor tenha do futuro.

É importante não agir por impulso. Se você não saiu em Julho/07 porque acreditou na recuperação (fato que aconteceu), então você viu o índice Bovespa crescer até os 73.515. Se você não saiu nesse momento, será que é uma boa idéia sair agora que o índice esta em 59.281?

Ou será que não é melhor aproveitar os grandes descontos oferecidos pela saída massiva de investidores estrangeiros?

Seja qual for sua decisão, não perca o sono por isso... caso venha acontecer, então tem algo errado!

Keep Walking...

Boa Semana, Bons Negócios.



Um comentário:

Anônimo disse...

Grande Stock!

Tirando que na minha opniao os 3 quadros do meio(em branco) nao sao consideradas crises(devido ao cenario, impacto no ibov e tempo de duracao) e sim oscilacoes normais do mercado, espero que esta crise nao seja igual a de 2002...

acho doído perder, como exemplo de 2002, 41% do capital investido..pois teria que ganhar depois praticamente 70% pra voltar na situacao atual....

espero que pare por volta dos 25% de perda no maximo esta crise...kkk

Jefferson