domingo, janeiro 20, 2008

Pero porque no te callas.

Isto é para criar confusão.
Confúcio.

Primeiro foi Bem Bernanke (em discurso o 17 de Janeiro) que falou que um pacote de estimulo ao consumo é uma medida necessária para evitar que os Estados Unidos entrem em recessão. Com isto, o Presidente do FED certificou que não dispõe de muitas ferramentas para atacar a atual crise, seu único instrumento (a taxa de juros) desta vez parece que não será suficiente.
Com Bernanke pedindo ajuda os mercados derreteram como picolé na praia.

Depois foi George W. Bush (Republicano) anunciando um pacote para o crescimento de u$150 Bilhões! Que ainda deve ser aprovado pelo congresso Americano que é em sua maioria Democrata.
A pergunta dos 150 bilhões é que tão rápido o congresso Americano irá aprovar o pacote para estimular o crescimento? Logo, quanto tempo vai demorar em surtir o devido efeito na economia? Três meses? Seis meses?

Não teria sido mais efetivo fazer estes anúncios em Novembro do ano passado?

Se o Brasil vai sair imune? Difícil. Seguramente terá impacto nas exportações, na balança comercial, no valor do dólar, nos juros, e no crescimento econômico (que será menor do inicialmente projetado, que foi de 5% do PIB). É claro que Brasil esta preparado, mas não acredito que tamanha turbulência seja de graça.

Por enquanto os principais atingidos foram os investidores que possuem dinheiro na bolsa. A economia real, o dia a dia das empresas não sofreu alem do bombardeio jornalístico.
Como ninguém consegue explicar a ciência certa, qual é a real extensão da crise das hipotecas de segunda linha, o mercado oscila dia a dia na medida que novos rombos são descobertos.

De aí que o problema vai-se tornando mais e mais grave. Como a retração no setor financeiro americano não envolve unicamente o setor imobiliário. Mas sim o setor de credito em geral. E já sabemos que o credito é o combustível fundamental para o consumo. A menor disponibilidade de credito para o consumo, o possível aumento do desemprego e sua natural repercussão na renda das famílias... Não parece ser um cenário que transmita muita confiança para os investidores.

Estados Unidos (responsável por 27% do PIB mundial, ver lista de PIB aqui) pode hoje não ser a única locomotiva que puxe ao resto das economias. Mas não acredito que as outras locomotivas consigam substituir a função que este país cumpre economicamente no mundo. Você acha que, Nos (Brasil), que somos um vagão do trem podemos andar sozinhos ou mais rápido que a locomotiva?

No mercado financeiro do Brasil, um primeiro sinal foi o da interrupção de uma serie de Ofertas que estavam planejadas para ocorrer no inicio deste ano. No suplemento (Eu&Investimentos) do jornal Valor Econômico da sexta-feira 18, Lucia Monteiro, descreve a situação num excelente artigo que vale a pena ler (resumo aqui).
... Considero que a medida tomada pelos executivos de Ideiasnet foi muito acertada e inteligente. Porque vender ações da empresa num momento como este? De persistir na iniciativa poderia passar uma mensagem errada ao mercado de que a empresa precisa desesperadamente de dinheiro.

Como Benjamin Graham escreveu no seu livro, The Intelligent Investor, o investidor pode escolher entre fazer uma avaliação do negocio ou uma avaliação do valor da ação. Todo mundo é livre de escolher a abordagem que considere mais adequada, ou dependendo das circunstâncias, uma mistura de ambas.

Quando os médicos diferem, o paciente morre.
Confúcio.

Boa semana, bons negócios.


4 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo Blog. Venho acompanhado a algum tempo.

Desde de que comecei a operar... Na cola de 90% da turma de amigos...

Estou curioso com a sua posição na IdeiasNet? Você está mantendo?

Parabéns, bom humor e bom senso!

Stock Buster disse...

JG, obrigado pelos comentários... e por visitar o blog freqüentemente...!

Respondendo sua pergunta. A posição de Ideiasnet esta 100% mantida.
Obviamente a queda de r$10 para r$5,9 (segundo cotação de hoje) deu um baque forte na Plantação. Mas, considero o valor atual totalmente irracional... E, dependo das circunstâncias, começo a olhar tamanho desconto como uma excelente oportunidade de compra.

Isto não é exclusividade de Ideiasnet, e sim do todas as empresas da Plantação.

Cabeça fria... Formar caixa e ficar de olho... porque descontos assim nao aparecem todos os dias.


abraços,
mantemos contato,
Stock Buster.

DrFox disse...

Oi SB,

Sempre apareço por aqui também e quero parabenizá-lo pelo conteúdo sempre pertinente e conciso.

Esse texto está muito bem colocado e é como você disse, o vagão não anda mais rápido do que a locomotiva.

Enquanto a situação do crédito não melhorar, seguimos em "tornado alert".

No mais essa do Confúcio sobre os médicos é muito boa.

Parabéns pelo blog.

[]'s

Stock Buster disse...

Caro Doutor Fox!
Não tenho mais do que agradecer pelo seu comentário...

grande abraço,
Stock Buster...