domingo, janeiro 27, 2008

Bovespa Fashion Week (em recessão?).



Toda grande industria deve sempre ter seu exuberante evento promocional. Acontece com a industria automobilista, da aviação, da moda, da informática e porque não deveria acontecer com a industria financeira.

Sendo assim, acredito que chegou o momento de começar a falar da Bovespa Fashion Week (Primeira Edição). Um evento organizado por miles de estilistas anônimos das mais variadas tendências, que apostam através de seus lances, oferecendo cada vez mais generosos e coloridos descontos.

O evento não conta com a tradicional passarela pela que desfilam famosas modelos com provocadores e intencionais decotes, saias curtas e roupas translúcidas. Mas, pelo seu ticker vermelho o espectador poderá ficar fascinado e porque não, quase enfartado, ao assistir como celebres e reconhecidas empresas deixam cair seus preços...

É lógico que as ramificações da crise financeira nos Estados Unidos se estão propagando para oresto dos mercados do mundo, sem preconceitos de se são ou não desenvolvidos.
Quando a crise é de proporções consideráveis, como a atual, o contágio no resto das economias do planeta é inevitável.

Como investidores hoje nos deparamos com uma grande questão: Chegou o momento certo para voltar a investir?

O investidor irá obter basicamente duas respostas, dependendo de quem for o entrevistado: É o momento certo; Ou. Não é o momento certo, ainda.

Os preços atuais descontam que Estados Unidos sofreram algum tipo de desaceleração econômica. Hoje é indistinto classificar a desaceleração como se fosse, ou não, uma recessão. O mercado já sentenciou, embora possa, ou não, estar certo.

No suplemento Aliás, do jornal o Estado de São Paulo, saiu hoje um interessante artigo baixo o título: Cinco mitos sobre a recessão. (Kevin A. Hassett). (Nota: Infelizmente para ler o artigo em português você tem que ser assinante do Estadão. Mas, achei a mesma versão em inglês publicada no site do washingtonpost.com; de graça).

Outra leitura que pode contribuir para orientar a estratégia do investidor, nesta época de grandes oscilações e incertezas, é a publicada no Jornal Valor Econômico em seu suplemento de Finanças (25/1/08). Falando sobre a estratégia do Grupo de investimentos Blackstone. Na entrevista, Stephen Schwarzman (CEO do Grupo), sugere que a Blackstone esta pronta para investir no Brasil U$675 milhões.

O fundo vai investir em cinco setores básicos da economia: Saúde, Educação, Infra-estrutura, Construção Civil e Consumo Alimentício.

A situação exige muita cautela.
Porém, os atuais níveis de desconto que muitas empresas oferecem na bolsa são bem interessantes.
Como esta detalhado no quadro (Bovespa Fashion Week), todas as empresas da Plantação apresentam níveis de desconto além do interessante.

Bom, meu dilema é o mesmo de muitos... Não tomei ainda nenhuma decisão.
Vou continuar de olho... bastante atento... para investir...

Boa Semana, Bons Negócios.

Reflexão: Se vai ser um ano ruim, que seja com estilo.

Nenhum comentário: