Decidi hoje fazer um balanço da gestão dos últimos 3 anos da Plantação. Não me perguntem o que me levou a tão irrelevante decisão, coloquemos a culpa na chuva se é que você me permite?
Pensei que seria interessante apresentar com fatos os resultados das estratégias de investimentos aplicadas no portfolio da Plantação, portfolio que como é sabido é tão real quanto a vida mesmo.
Sei que ao fazer isto me exponho de alguma forma às criticas que, vai entender porque, sempre abundam na terra dos blogueiros.
... Depois de que o jogo de futebol acontece é quando começam os programas de televisão que discutem como foi o partido.
O quadro a seguir apresenta o desempenho do portfolio e como ele estava composto desde sua criação em Julho de 2004 até hoje.
(1) Rendimento considerado de Julho até Dezembro. Para a Plantação e para a Bovespa.
(2) Rendimento considerado até o mês de Outubro.
Como primeiro ponto devo destacar que, por exemplo, se fossem investidos r$10.000 na Plantação em Julho de 2004, hoje esse capital se haveria transformado r$38.707,39. A suma das porcentagens não leva em consideração a força composta do crescimento do capital.
Estratégias adotadas na Gestão do Portfolio da Plantação:
- Evitar escolher empresas que sejam numero 1 no mercado. A idéia é que elas se tornem a numero ou que sejam adquiridas por outras empresas. Isto potencializa o crescimento da empresa.
- Escolher as empresas estudando o potencial do mercado no qual atuam.
- É fundamental entender ao máximo o negocio em questão.
- Manter o portfolio o mais enxuto possível. (7 é o numero máximo de empresas que são aceitas na Plantação). Esta regra é importante porque me obriga a fazer um estudo detalhado antes de investir dinheiro em uma nova empresa. Não se trata de investir para depois olhar qual o resultado. Nem de manter dinheiro investido em empresas que não trazem os resultados esperados.
- Evitar diversificar demasiado. A diversificação excessiva se traduz em desempenho medíocre ou num desempenho similar ao da media do mercado.
- Como as flutuações no mercado são inevitáveis, quando aconteçam, devem ser aproveitadas para aumentar os investimentos nas empresas do portfolio.
- Foco na compra de ações com a maior margem de desconto possível. Isso costuma acontecer no meio de uma crise.
- Olhar o mais longe possível, se for possível até o além. Sempre haverá tormentas, terremotos, e outros eventos naturais que derrubam ao mercado. É importante saber se o Sol voltara a nascer e, aproximadamente, em quanto tempo.
- O objetivo do portfolio é obter um crescimento do capital na ordem dos 1.000%.
- Escolha uma empresa e efetue uma compra como se fosse sua única bala.
Não é porque você estude e aplique alguns dos conceitos do Warren Buffett ou do Peter Lynch que você vai se achar ou ser como eles. A mesma regra se aplica se você opera como um grande Trader. Você vai achar que é George Soros?
Considero eles grandes investidores com enorme quantidade de coisas que ensinar ao resto. Basta saber se você esta a fim de aprender com eles?
Quando Amyr Klink estava planejando atravessar o Atlântico num bote de remos, tentou construir um que independentemente da tempestade, nunca virasse no oceano. Finalmente, depois de perceber o monstro que tinha construído e a dificuldade para manobrar-lo, um amigo explicou-le:
_ Amyr, você não tem que tentar construir um barco que nunca vire. Tem que construir um que vire sempre mas que seja muito simples de colocar-lo novamente na posição certa.
Amyr Klink atravessou o Oceano Atlântico em 1984 nesse barco.
Boa Semana, Bons Negócios!
11 comentários:
Oi, Carlos.
Acompanho sempre seus posts.
Acho-os muito educativos.
Parabéns! Continue escrevendo sempre.
Obrigado Isa por seu comentario.
o quadro que vc colocou foi você que pintou? (desculpa minha ignorancia artistica caso seja um quadro famoso).
volte sempre,
mantemos contato,
Stock Buster.
Olá, S. Buster:
Excelente estratégia. Bateu com sobras o Ibovespa em 2004 e 2006.
A partir de 2008 quero investir diretamente em ações (atualmente o faço via fundos). Não sem antes terminar minhas leituras de contabilidade e análise de investimentos. :)
Sete papéis é demais pra mim! Rsrs. Pretendo ter três ou quatro, no máximo, e uma reserva para aproveitar as loucuras do mercado.
Como você diz, mantemos contato.
Grande abraço,
--
Ismael dos Reis
Olá Ismael,
Acredito, como voce, que manter o portfolio enxuto é melhor que diversificar demasiado.
Ainda nao consegui trabalhar com um nivel ideal de reservas (a vista) para poder aproveitar as locuras... mas o ajuste fino faz parte da gestao...
Mantemos contato,
$ucesso,
Stock Buster.
Gostaria de parabenizar a sua iniciativa de se expor desta forma pelo blog, em blogs financeiros vemos muitas análises e comentário porém são raras as pessoas que se expoem desta forma, geralmente o blogs economicos apenas mostram análises e fica um tanto "irreal", pois parece aquele "faça o que eu digo não faça o que eu faço", esta sua exposição passa uma maior confiança.
Parabens!
Obrigado pela vista e pelo comentario Ramos.
Mantemos contato,
Stock Buster...
Rapaz, ressucita o "Guia de Autodefesa do Investidor das Galáxias". Isto pode dar um livro!
Abraço,
--
Ismael dos Reis
Olá Ismael,
:-)
Estou trabalhando em uma nova postagem extraido da formidável e infinita "Guia de Autodefesa do Investidor das Galáxias".
Agora, livro? Você acha?
Olá Buster , parabéns pelo trabalho e também pelo bom humor !! Com certeza seu blog deve estar ajudando alguns, como eu, a se esclarecer melhor no mundo dos investimentos. Como prega o R.Kyosaky (Pai Rico Pai Pobre) você tem dividido muito bem seu conhecimento com os outros, provavelmente isto tem lhe rendido bons frutos (espero). Abraços e continue o trabalho
Utah100
Olá Utah100!
Obrigado pelo comentário, espero que volte sempre pelo blog. Essa é minha maior satisfação com este "trabalho".
mantemos contato,
Carlos.
Leio muito por aí, parabéns, continue postando!
(Vc arriscaria ficar milionário investindo em KEPL3(de 8,00 foi a 0,34)?
Se afirmativo, quanto % de seu portofólio?
Obrigado-Gaúcho do RS-Brazil!
Postar um comentário